Por indicação do deputado federal Jorginho Mello (PSDB), o Instituto Guga Kuerten ? IGK receberá em Brasília o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação - Edição 2011. A menção honrosa visa homenagear pessoas ou entidades que realizam trabalhos de destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
No total foram 20 indicações, sendo três homenageados. Além do IGK, receberão o prêmio: a Escola SESC de Ensino Médio do Rio de Janeiro e o Programa TOPA ? Todos pela Alfabetização, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A premiação acontece em novembro, ainda sem data definida, sob organização da Comissão de Educação e Cultura e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Serão concedidos diplomas de menção honrosa aos agraciados e outorga de medalhas com a efígie do homenageado.
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido desde o ano 2000 e leva esse nome por ele ser considerado símbolo de apoio à educação. Darcy Ribeiro auxiliou em estudos da cultura indígena, participando da fundação do Museu do Índio e da criação do parque indígena do Xingu; fundou a Universidade de Brasília; foi Ministro da Educação no governo de Jânio Quadros; dedicou-se a educação pública e a reforma universitária; foi vice-governador de Leonel Brizola, quando juntos criaram o Centro Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro. ?Todo seu trabalho em prol da educação pública brasileira, merece o devido reconhecimento?, acrescenta o deputado Jorginho Mello, que em seu primeiro mandato como deputado federal, reconhece a importância da homenagem.
?Mais uma vez parabenizo a presidente do IGK, Alice Kueten, o Guga, e toda a equipe pelo brilhante trabalho realizado por esta família que utiliza a educação como ferramenta para a promoção e inclusão social?, destacou Jorginho Mello.
Conheça o IGK
O Instituto Guga Kuerten iniciou suas atividades em agosto de 2000, com o empenho e dedicação da presidente Alice Kuerten, mãe de Guga, do vice-presidente Rafael Kuerten, irmão de Guga, e do próprio Gustavo Kuerten.
Segundo informações da presidente da entidade ações de voluntariado sempre estiveram presente em sua família. Com o nascimento do filho Guilherme, Portador de Deficiência Física e Mental, o foco de voluntariado se voltou a instituições que trabalham com e pelo Portador de Deficiência. Hoje o IGK está presente em 165 municípios, somando até o momento 188 instituições beneficiadas.
O IGK trabalha com três projetos: O Fundo de apoio a Projetos Sociais que apoia financeira e tecnicamente projetos de Organizações Sociais de Santa Catarina, desenvolvendo ações voltadas para integração da Pessoa com deficiência; o ?Campeões da Vida? que garante a inclusão social de crianças e adolescentes, utilizando o esporte e a educação como ferramentas para atingir esse objetivo em parceria com empresas e entidades; e o Programa de Ações Especiais que envolve ações que gerem algum impacto na comunidade. Os projetos são realizados em todo o Estado de Santa Catarina.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).