A Secretaria de Saúde de Ilhota promove neste sábado, 19, uma Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero. A ação acontece em todas as unidades de saúde do município, que estarão de portas abertas para receber a população, que poderá fazer o exame papanicolau. Para realizar o procedimento, o morador precisa apresentar identidade ou CPF.
Conforme a secretária de saúde, Jocelene da Silveira, todas as mulheres, a partir da primeira relação sexual, devem realizar o exame pelo menos uma vez por ano.
?O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer que mais mata a população feminina, só perdendo para o de mama. Por isso, estamos fazendo esta campanha?, explica.
Se for detectada no início, a doença pode ser curada. ?Inclusive, é importante ressaltar que até as mulheres que não têm mais o útero devem fazer o exame. O mesmo acontece com as mulheres que não têm mais relações sexuais, pois o vírus HPV, causador da doença, pode permanecer no organismo por até 20 anos. Este câncer só vai matar as mulheres que não têm a informação da necessidade do papanicolau?.
Dois dias antes da realização do exame não se deve utilizar duchas ou medicamentos vaginais. Evite também relações sexuais. Se estiver menstruada, o procedimento não pode ser feito.
Todo mês
A campanha faz parte de um novo projeto da Secretaria de Saúde, que a partir de fevereiro, fará uma ação de prevenção contra várias doenças a cada mês. Os demais temas ainda não foram definidos.
edição 1266
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).