Ilhota quer imunizar 871 crianças de zero a cinco anos contra a poliomielite. Todas as unidades de saúde da cidade já disponibilizam a vacina. Nesta semana, equipes da secretaria municipal visitam as cresches do município para imunizar as crianças. A campanha do Ministério da Saúde segue até o dia 06 de julho.
O dia nacional acontecerá no sábado, 16 de junho, onde todas as unidades de saúde do município estarão abertas, exceto a do Boa Vista. Segunda a coordenadora da campanha, enfermeira Ana Lúcia Tereza, o objetivo é imunizar 100% das crianças. "Desde 1989 não há registro de poliomielite aqui no estado e a única medida eficaz para manter erradicada a circulação do poliovírus selvagem é a vacinação", observa.
A poliomielite (pólio) é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5% a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.
Texto: Prefeitura Municipal de Ilhota
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).