Ilhota passa a ter exames de tuberculose - Jornal Cruzeiro do Vale

Ilhota passa a ter exames de tuberculose

17/06/2011


Iniciou na última segunda-feira, 13, na cidade de Ilhota, um treinamento promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina sobre a tuberculose.

Com a realização do curso, aproximadamente 1200 moradores da cidade deixarão de ir para outros locais para realizar o teste da tuberculina, que agora será realizado em Ilhota. Este exame consiste na aplicação intradérmica de 0,1ml de um derivado protéico purificado denominado tuberculina. ?Após 72 horas da aplicação, é feita a medida do maior diâmetro transversal do nódulo palpável que se formou no loocal de infiltração?, declara a enfermeira Ana Americano, coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose. Segundo a enfermeira, nem sempre o resultado positivo é considerado diagnóstico da tuberculose. ?É necessária a avaliação de parâmetros clínicos, radiológicos e de história de contato com um individuo portador de tuberculose?. Para o prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, esta é uma vitória para a cidade. ?Nossa prioridade é sempre o bem estar da população.

Trabalhamos para isso. Tenho certeza que este teste sendo realizado em Ilhota facilitará, e muito, a vida de nossos munícipes?, declara.

 

edição 1301

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.