Momentos de muita tensão marcaram a sexta-feira, 12 de março, no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, localizado em São José, na Grande Florianópolis. Isso porque, por volta das 15h horas, acabou a energia da casa de saúde e o gerador não funcionou.
Para garantir a sobrevivência dos pacientes que dependem de aparelhos respiratórios, foi preciso unir forças entre os funcionários do plantão aos trabalhadores que já estavam em casa. Assim, a equipe pôde realizar a ventilação manual.
Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde), a ventilação manual envolve grande esforço físico. Os respiradores e aparelhos que funcionam à bateria demonstraram sinais de queda brusca no nível de energia.
Até então, não foi informado o número de pacientes dependentes desta tecnologia, nem se a falta de energia provocou danos à saúde de algum deles. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o problema foi resolvido em cerca de uma hora.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).