Garuva, Município catarinense de 15 mil habitantes, tirou boas notas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2010. Em entrevista à Agência de Notícias CNM, nesta quinta-feira, 03 de março, o prefeito do Município, João Romão, contou que no ranking do Estado, o Município ficou em 1.º lugar e em 12.º colocado do País.
O segredo do sucesso da Educação no Município, segundo Romão, está na qualificação dos professores e nas boas condições de trabalho que a prefeitura oferece aos profissionais de educação. ?Garuva oferece bolsas de estudo aos profissionais de educação, por isso, 90 % dos nossos professores têm pós-graduação. Educação para nós não é custo e sim investimento? afirma o prefeito.
Garuva destaca-se também na Agricultura, pois é o segundo maior produtor de bananas e o sexto maior no cultivo de arroz em Santa Catarina.
No Turismo, muitas pessoas visitam o Município por causas dos seus 92 rios e córregos, além de conhecer o Monte Crista ? que alguns consideram o centro da terra ? e de praticar a pesca esportiva do robalo.
Apesar de Garuva ser conhecido como o paraíso das águas, o Município é carente de saneamento básico. ?Nós não temos sequer um metro de esgoto instalado, usamos o sistema de fossas. A falta de esgoto, mesmo com todo o cuidado da prefeitura na preservação, pode prejudicar nossos rios?, relata o prefeito.
Segundo Romão, seria necessário que o governo federal investisse mais em saneamento nos Municípios. ?Implantar esgoto é muito caro e somente com recursos próprios dos Municípios não conseguimos fazer?, conclui Romão.
fonte Adjori/SC
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).