Funcionários da Teka ameaçam entrar em greve - Jornal Cruzeiro do Vale

Funcionários da Teka ameaçam entrar em greve

13/12/2010

Segundo presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Vivian Bertoldi, a primeira audiência realizada no Ministério Público do Trabalho, ainda não deu fim ao impasse do pagamento do 13º salário e férias dos trabalhadores da Teka. Mas, foi possível pressionar a empresa quanto a quitação dos débitos. A presidente já adianta que se no próximo encontro nada for resolvido os trabalhadores vão entrar em greve.
 
De acordo com o Professor de Direito Trabalhista, Aurélio Miguel Bovens da Silva, o 13º salário está previsto em Lei, garantido pela Constituição de 1988.  A falta de pagamento gera o descumprimento com o contrato feito com o trabalhador. Com isso o advogado informa que todos os funcionários podem buscar seus direitos através da união, seja qual for a maneira.

Conforme a proposta da empresa o 13º salário da produção deve ser dividido em duas partes, ou seja, 50% no dia 20 de dezembro, e a outra metade em 20 de janeiro. Já para o setor administrativo o pagamento deve ser realizado integralmente em 20 de fevereiro. As férias coletivas seriam quitadas no salário de janeiro. A nova reunião com o Ministério Público do Trabalho será realizada nesta segunda-feira, às 15h.

fonte Nereu Ramos

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.