A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, apresenta nesta sexta-feira (02) os resultados da Pesquisa Fecomércio de Turismo de Verão 2012. O levantamento ouviu cerca de dois mil turistas e quase 900 empresários nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis e Imbituba, durante o período de maior concentração turística na região: janeiro e fevereiro.
A alta temporada revelou que tem definidos tanto o perfil de seus visitantes, quanto o impacto econômico gerado em diversos setores. No levantamento constam informações que vão desde gênero, faixa etária, renda familiar, ocupação e local de origem dos turistas, até itens mais específicos, como meio de transporte utilizado por eles, tipo de hospedagem, previsão de gastos, roteiro de viagem, avaliação da infraestrutura e dos serviços públicos e privados oferecidos nas cidades, e se pretendem retornar em outra ocasião.
Com esses dados levantados pela Fecomércio, vai ser possível elencar os pontos altos do turismo catarinense e traçar os quesitos em que os turistas esperam melhoras. Além disso, para a classe empresarial, a pesquisa se torna importante uma vez que auxilia no direcionamento das demandas dos estabelecimentos comerciais e orienta o empresário a atender às expectativas dessa clientela.
Ao entrevistar também diversos setores do comércio nas regiões pesquisadas, a Fecomércio reuniu informações que tratam da variação anual em relação ao faturamento, movimentação e procura por produtos e serviços. No estudo, também foram avaliados itens relevantes como as diferentes demandas do comércio de rua e shopping centers, o desempenho e ocupação da rede hoteleira, e a influência climática nos meses de maior concentração turística no estado.
A reunião de apresentação dos resultados da Pesquisa Fecomércio de Turismo de Verão 2012 é aberta a empresários e imprensa. A Fecomércio informa ainda que em Imbituba, foi realizado também levantamento específico para a cidade, que trata da análise da ocupação e rede hoteleira e informalidade no setor turístico da região. Os resultados deste levantamento serão divulgados em breve.
Texto: Divisão de Comunicação Fecomércio | Assessoria de Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).