A ética e a cidadania foram tema do projeto ?Um por todos e todos por um?, desenvolvido com os alunos das séries iniciais da Escola Marcos Konder, na cidade de Ilhota. Idealizado pela Controladoria Geral da União, o projeto é desenvolvido em escolas de todo o país e utiliza os personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, para ensinar aos pequenos a importância de fiscalizar e participar ativamente da vida pública.
Depois de um ano inteiro de trabalho, os resultados serão apresentados para os pais e comunidade no próximo dia 13 de dezembro, quando a escola promove o ?Oscar das séries iniciais?. O evento acontece na sede da Associação dos Servidores Públicos de Ilhota e vai apresentar várias peças de teatro, que serão encenadas pelos alunos integrantes do projeto. Os melhores receberão troféu e vários prêmios cedidos pela Controladoria Geral da União. ?As peças abordam os assuntos tratados durante o projeto, que aconteceu em três módulos com os temas autoestima; ser diferente é legal; e meu Brasil brasileiro?, explica Maria de Fátima de Oliveira, uma das responsáveis pelo projeto.
As peças tratam os seguintes temas: participação; valores; cidadania; democracia; e república. ?Como nossa escola foi destaque nacional no projeto, a Controladoria Geral da União doou produtos apreendidos pela Receita Federal para a premiação. Teremos play station, câmeras digitais, MP7, dvds, entre outros. Mais de 500 escolas em todo o Brasil estão participando do projeto?, ressalta a professora Elaine Cristina Souza, outra idealizadora do projeto.
Edição 1349
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).