O candidato Daniel Bosi, da coligação ?Juntos vamos mudar?, venceu a eleição em Ilhota com 4.544 votos, 50,63% do total de votos válidos, contra 4.431 do candidato Lucas Gonçalves, do PMDB, votação que representou 49,37% do total. O resultado saiu por volta das 19h do domingo, 7. A partir do momento em que o resultado final das urnas foi divulgado, uma multidão começou a tomar conta da Praça Central de Ilhota.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas estavam presentes na comemoração, que repetiu músicas da campanha e teve fogos de artifício para celebrar a vitória. O candidato vencedor chegou rapidamente ao local da festa. Cumprimentou eleitores e não escondeu a felicidade em meio à população. Policiais militares isolaram o local e trabalharam para garantir a segurança durante as comemorações.
Bosi uniu seis partidos da cidade ? PSD, PP, PDT, PT, DEM e PSDB ? para tentar superar o candidato Lucas Gonçalves, do PMDB, partido que concorreu em chapa pura e administra a cidade nos últimos oito anos com o atual prefeito Ademar Felisky.
Voto a voto
A apuração dos votos de Ilhota começou por volta das 18h, no cartório eleitoral da Comarca de Gaspar. Em uma hora, os 8.975 votos válidos das 31 urnas da cidade foram contabilizados. O equilíbrio e a rivalidade observados durante a campanha seguiram em alta até a hora da abertura das urnas. Os resultados iniciais colocavam o candidato do PMDB à frente, com uma margem sutil de diferença. Nas últimas urnas apuradas, porém, o candidato da oposição obteve vantagem e conquistou a vitória com 113 votos de diferença.
Clique AQUI para ver as fotos da comemoração em Ilhota
Entrevista
Pouco após o final da apuração, a reportagem do Cruzeiro do Vale conversou com o prefeito eleito de Ilhota, Daniel Bosi, PSD. Com sorriso no rosto e em meio a cumprimentos aos eleitores que comemoravam a vitória na Praça Central de Ilhota, o futuro administrador da cidade agradeceu o apoio recebido, analisou a campanha eleitoral na cidade e antecipou algumas preocupações que pretende priorizar no governo.
Cruzeiro do Vale ? Como o senhor recebeu o resultado das urnas?
Daniel Bosi ? Quero primeiramente agradecer a todos os eleitores que me deram essa oportunidade de administrar o município. Trouxemos de volta a democracia para Ilhota. Com certeza vamos fazer um governo para todos. Um governo como tem que ser, olhando no olho do cidadão. Isso com certeza vai fazer a diferença. A mudança está aí.
Cruzeiro ? Ilhota viveu uma disputa eleitoral muito acirrada. Qual a avaliação do senhor sobre essa campanha?
Bosi ? Foi uma campanha acirrada porque os cidadãos de Ilhota estavam com o sentimento de mudança à flor da pele. O povo foi às ruas e clamou por mudança. O resultado está aí nas urnas: a mudança aconteceu.
Cruzeiro ? Como acredita que será o período de transição de governo?
Bosi ? Acho que a transição vai ser tranquila. O prefeito atual, tenho certeza, irá colaborar. Vamos conversar para assumir a prefeitura no dia 1º de janeiro e fazer um trabalho voltado à população.
Cruzeiro ? O senhor já conhecimento as contas e a estrutura da prefeitura ou vai buscar se aprofundar durante o período de transição?
Bosi ? Nós já conhecemos bastante a estrutura da prefeitura, mas claro que agora vai ser um período para que possamos nos aprofundar nisso e planejar um trabalho voltado à população, que tanto necessita de carinho.
Cruzeiro ? Com relação à formação da equipe de governo, já há algo em mente? De que forma pretende fazer as escolhas?
Bosi ? Essa escolha vai ser feita de agora até dezembro. Vamos formar uma equipe que irá cuidar deste assunto. Não temos nada ainda em mente. Agora nós temos trabalho. Primeiro tínhamos que nos preocupar com a eleição, agora vamos nos preocupar com administração.
Cruzeiro ? Qual vai ser a prioridade nos primeiros meses de governo?
Bosi ? Nossa prioridade agora vai ser a educação. Vamos começar com temas importantes como a valorização do professor.
Cruzeiro ? O que a comunidade pode esperar do novo prefeito de Ilhota?
Bosi ? Muita vontade de trabalhar. Quero ser o prefeito que vai fazer uma administração mais humana, que vai administrar com o coração, olhando nos olhos das pessoas. Vamos tratar as pessoas com mais respeito, com toda certeza.
A Câmara de Vereadores de Ilhota terá uma grande renovação a partir de janeiro de 2013. Das nove vagas disponíveis no Poder Legislativo da cidade capital da lingerie e moda praia, sete serão ocupadas por representantes eleitos pela primeira vez para representar o povo e fiscalizar as ações do Poder Executivo.
Entre os novos vereadores, uma mulher irá assumir uma das cadeiras cadeira na Câmara. Alyne Cristina Debrassi Silva, do PSD, foi eleita com 345 votos e vai dar um ar mais feminino aos trabalhos do Legislativo em Ilhota.
O vereador mais votado da cidade foi Gilberto de Souza, do Partido Progressista, que alcançou 740 votos. O segundo colocado foi Chico Caroço, do PMDB, com 599 votos.
Reeleitos
Entre os vereadores reeleitos estão Roberto Prebianca, do PP, que conseguiu 546 votos e foi o terceiro mais votado na cidade, e Lavino Miguel Nunes, do PMDB, que alcançou 532 votos nas 31 urnas da cidade.
A apuração dos votos em Ilhota terminou às 19 horas e a lista oficial dos vereadores eleitos foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Partidos
O partido que mais elegeu vereadores foi o PMDB, que conseguiu ocupar quatro das nove cadeiras disponíveis em Ilhota e deverá fazer oposição ao governo do novo prefeito Daniel Bosi, eleito com 113 votos a mais do que o candidato do PMDB, Lucas Gonçalves.
Candidatos Eleitos em Ilhota
Gilberto (PP) ? 740 votos
Chico Caroço (PMDB) ? 599 votos
Roberto Prebianca (PP) ? 546 votos
Lavino (PMDB) ? 532 votos
Paulo Drunn (PSDB) ? 480 votos
Fabricio Pereira (PSDB) 427 votos
Luiz Fischer (PMDB) ? 392 votos
Almir Anibal (PMDB) ? 388 votos
Alyne (PSD) ? 345 votos