Corredor de ônibus da Avenida Beira-Rio será ativado a partir do dia 9 - Jornal Cruzeiro do Vale

Corredor de ônibus da Avenida Beira-Rio será ativado a partir do dia 9

03/10/2011

O corredor de ônibus da Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio) entrará em funcionamento a partir do dia 9 de outubro. Com isso, a pista da direita será dedicada exclusivamente ao transporte coletivo urbano, exceto nos pontos de intersecção. 
 
Os motoristas que trafegam pela via devem ficar atentos. Até 8 de novembro a Guarda Municipal de Trânsito estará nos principais pontos para orientar os veículos. Após a data, será proibido circular na faixa do corredor, sob pena de ser multado, segundo artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro.

Com 1.331 metros de extensão, o corredor de ônibus da Avenida Beira-Rio funcionará desde o começo da via até a Avenida Martin Luther, onde o corredor já está ativado. De acordo com dados do Seterb, somente no trecho circulam 20 linhas de ônibus, responsáveis por 1.555 viagens e pelo transporte de 45 mil passageiros diariamente (dia útil).

Semáforo auxiliará pedestres

No mesmo dia em que o corredor da Beira-Rio iniciar seu funcionamento, será ativado um conjunto de semáforos para pedestres no cruzamento da Avenida Beira-Rio com a Ponte Aldofo Konder.

O semáforo da Avenida Beira Rio funcionará com botoeira, para sinalizar quando o pedestre estiver esperando para atravessar a rua. O conjunto semafórico da Ponte estará sempre no "alerta piscante" ou seja, intermitente. Não haverá retenção de veículos para quem entrar e sair da Ponta Aguda.

"A medida foi pensada para dar segurança aos que forem atravessar a via, uma vez que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que a preferência é do pedestre", explica o diretor presidente do Seterb, Rudolf Clebsch.

Corredores

As obras dos corredores exclusivos de ônibus da Avenida Beira-Rio tiveram início em fevereiro de 2011. Para a conclusão dos trabalhos, é necessária a complementação da sinalização vertical e a colocação dos tachões no decorrer de toda a pista. As atividades são executadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor total de R$ 8 milhões.

A implantação dos corredores faz parte das ações de Mobilidade Urbana do Projeto Blumenau 2050 realizada para aumentar a fluidez no tráfego e privilegiar o modal coletivo. Até o momento, encontram-se ativos os corredores da rua Sete de Setembro e Avenida Martin Luther. Receberão também a via exclusiva as ruas Engenheiro Paul Werner, São Paulo e Dois de Setembro.

 Fonte: blumenau.sc.gov.br

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.