Nesta quarta-feira, 18 de agosto, haverá uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para definir a autorização da vacina de adolescentes entre 12 e 17 anos. Na oportunidade, o governo do Estado deve levar a proposta de iniciar imediatamente a imunização para aqueles portadores de comorbidades e, para o restante, após o fim da aplicação de primeiras doses nos adultos.
A intenção da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é antecipar a imunização dos adolescentes em geral. Porém, é preciso finalizar a cobertura sobre os adultos, prevista para 31 de agosto. Outro entrave, de acordo com a pasta, é a demora dos municípios em inserir os dados no sistema. Ou seja, a dificuldade de comprovar a conclusão de uma etapa atrasa o início de outra.
De acordo com André Motta Ribeiro, secretário de Saúde, para imunizar o público entre 12 e 17 anos, a SES vai reservar doses da Pfizer, o que não ocorre hoje. Isso porque apenas essa farmacêutica possui liberação da Anvisa para atender menores de 18 anos. Outras farmacêuticas também pediram a liberação, mas ainda não houve o sinal verde do órgão.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).