As casas construídas pelos imigrantes alemães, em estilo enxaimel, são remanescentes de um passado e uma cultura que influenciaram o estilo de vida que até hoje permanecem na região do Vale do Itajaí. Arquitetadas de uma forma especial, com materiais e processos específicos, estas construções atraem os olhos dos turistas e os encantam. Em uma viagem pela região quando ainda era estudante de jornalismo, Selma Tronco acabou por encontrar o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: um livro que leva o título ?Rota do Enxaimel ? Uma trilha de histórias em Pomerode?.
Selma morou dois anos na cidade para que pudesse conhecer melhor o assunto, fazer entrevistas e checar detalhes. O livro possui ao todo 38 histórias de famílias pomerodenses que, ainda hoje, moram em casas construídas de acordo com o estilo arquitetônico. A paulista diz sempre ter se interessado por construções históricas, e quando visitou a Rota Enxaimel teve vontade de saber mais sobre as residências e seus moradores. ?Pelo livro é possível saber como é o cotidiano deles, tanto relacionado ao trabalho quanto ao lazer, hábitos que passam de geração em geração, lembranças da infância, festas que ocorrem nos Clubes de Caça e Tiro, dados sobre a construção da casa, e outros detalhes? conta a autora.
A autora comenta ainda que a experiência de escrever seu primeiro livro foi ótima porque foi bem recebida por toda a comunidade, contando com a ajuda do morador Reno Sievert para apresentá-la a alguns dos personagens do livro. De acordo com Selma, seu escrito oferece uma abordagem histórica e também atual ao descrever a realidade de tais famílias hoje em dia. ?É importante a leitura do livro para quem deseja conhecer quais os hábitos que os moradores possuem, como falar alemão desde pequenos e outros costumes mais modernos, como navegar pela internet e passear final de semana na praia?.
Arquitetura Enxaimel
As casas seguem a fórmula original do enxaimel, consistem na construção feita através do travejamento de madeiras, montadas para servirem de base para sustentação do edifício. Então os espaços são preenchidos por materiais como tijolos a vista ou taipa. Além disso, o telhado deve ser inclinado em cerca de 45°, uma herança européia, pois ele é projeto desta maneira para facilitar o deslizamento da neve.
Serviço:
O livro Rota do Enxaimel ? Uma trilha de histórias em Pomerode (270 págs.) pode ser encontrado na Refopa Joli, em Pomerode, e na cidade de Blumenau está disponível na Blulivro e nas Livrarias Catarinense. Em todos os locais o livro é vendido por R$ 25,00.
edição 1215
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).