Comissão de Catástrofes Climáticas visita Ilhota - Jornal Cruzeiro do Vale

Comissão de Catástrofes Climáticas visita Ilhota

01/05/2011


A Comissão Especial de Medidas Preventivas diante de Catástrofes Climáticas, formada por deputados federais, visitou a cidade de Ilhota na manhã desta terça-feira (26). Presidida pela parlamentar Perpétua de Almeida, a comitiva tem como principal objetivo conhecer os problemas decorrentes da tragédia de novembro de 2008, bem como verificar de que forma os governos estadual e federal poderão auxiliar os municípios no caso de novas calamidades.

Na oportunidade, o prefeito Ademar Felisky contou aos presentes como ocorreu a catástrofe e de que forma a prefeitura agiu pra que a cidade fosse uma das que mais rapidamente se reergueu. "Com certeza ainda temos muito a fazer. Precisamos trabalhar mais a prevenção, mas para isso precisamos de recursos. Estamos fazendo, em parceria com o CEPED da UFSC, o mapeamento das áreas de risco, mas somente isto não é suficiente", ressaltou.

Outros projetos, segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Drun, aguardam investimentos dos governos estadual e federal. "Queremos que os moradores da margem esquerda possam ter celulares e telefones fixos. Um dos nossos grandes problemas ainda hoje é a comunicação. Se ocorrer uma nova tragédia, eles estarão novamente incomunicáveis".

Conforme Paulo, a prevenção deve ser prioridade na distribuição de recursos. Prova disso é o resultado do projeto Jaica, que será apresentado em maio na Assembléia Legislativa, onde se comprova que enchentes semelhantes a de 1983 acontecem a cada 30 anos. "Portanto, se a previsão se confirmar, seria daqui dois anos", explica.

Participam da comissão também, e estiveram presentes na reunião, os deputados Onofre Santo Agostini, Glauber Braga e Maria Luci Silva. Após a visita ao gabinete do prefeito, os membros seguiram para o Complexo do Baú, onde foram conhecer de perto a realidade da cidade.

 

fonte PMI

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.