Com 100% de ocupação na UTI-Covid, Chapecó recebe gabinete de crise e apoio do Estado - Jornal Cruzeiro do Vale

Com 100% de ocupação na UTI-Covid, Chapecó recebe gabinete de crise e apoio do Estado

15/02/2021
Com 100% de ocupação na UTI-Covid, Chapecó recebe gabinete de crise e apoio do Estado

O pior cenário da pandemia até agora! Segundo o diretor-administrativo do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, a cidade enfrenta a falta de vagas para internações. Em live, Osmar de Oliveira destacou que a casa de saúde está com 63 pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19. Desses, 23 estão em outras partes do hospital, por não ter espaço na ala.

Esse problema é uma realidade por toda região Oeste de Santa Catarina. Em fevereiro, passam pela mesma situação os hospitais Regional Terezinha Gaio Basso, São José e Regional São Paulo, localizados nos municípios de São Miguel do Oeste, Maravilha e Xanxerê. Vale destacar que, em Chapecó, não há vagas de UTI-Covid nem na rede particular.

Fechamento de bares, cinemas e igrejas

Com o objetivo de frear a transmissão do vírus, a prefeitura de Chapecó anunciou medidas mais rígidas de enfrentamento à pandemia. Desde domingo, 14 de fevereiro, estão suspensas as atividades em bares, choperias, petiscarias.

Além disso, está proibida a abertura de cinemas, teatros, museus e igrejas. O decreto, assinado pelo prefeito João Rodrigues, atende a uma recomendação feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e se estende até o dia 22.

Números

Desde o início da pandemia, Chapecó confirmou mais de 18 mil casos da doença. Destes, 151 pessoas morreram. A cidade é a sexta com maior número de pacientes e vítimas fatais do coronavírus em Santa Catarina.

Gabinete de crise

Ciente da situação de Chapecó, o governador Carlos Moisés determinou a instalação de um gabinete de crise no município. A intenção é tratar ações de enfrentamento à pandemia. Neste mês, o estado enviou 17 respirados para a região. Destes, dois foram encaminhados à Maravilha.

Nas forças-tarefas, estão envolvidas as equipes do Ministério da Saúde, em união às prefeituras das cidades citadas, além da Comissão de Intergestores Regional (CIR) e a Força Aérea Brasileira (FAB), com o apoio operacional na batalha contra o coronavírus. 

 

Foto: Admilson Hames/Divulgação

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1990

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.