De quarta até sexta-feira será realizada a primeira edição do XC Speed Race de Paramotor, corrida de parapente motorizado que não necessita de montanha para decolagem. O evento integra a programação da XXIV Festa Nacional do Pinhão deste ano e reúne 35 pilotos.
Participantes de vários estados como Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina já confirmaram presença na competição que envolve muita adrenalina, habilidade e precisão. O campeonato é voltado para pilotos habilitados e consiste em testar o desempenho em navegação aérea com uso do GPS.
Durante a prova, cada um dos participantes deverá percorrer a mesma distância, comprovando por meio do GPS a passagem pelos check-points (pontos de controle). Vence quem realizar o percurso em menos tempo; ?Pela experiência em competições anteriores, a média de tempo de prova deve ser de uma hora por piloto e a distância inferior a 50Km ?, afirma o organizador Ricardo A. Maciel , o Caju. Os cinco primeiros colocados dividirão o prêmio de R$ 6 mil e a entrega das premiações será feita na noite de sexta-feira dentro do Parque Conta Dinheiro.
As decolagens e aterrissagens acontecem no Aeroporto Antônio Correia Pinto:
Quarta (6): a partir das 15h
Quinta (7): manhã até 11h e após 15h
Sexta (8): manhã até 11h
O PARAMOTOR
O paramotor é considerado uma adaptação do parapente, sendo que a principal diferença está no motor adaptado, o que permite a decolagem de qualquer local plano, independente de altitude e condições de vento. Ele permite chegar a uma altitude de até 2,3 mil metros. No Brasil a média de idade das pessoas que praticam o esporte é acima dos 40 anos. Um dos motivos é pelo custo: o preço do equipamento varia de R$ 15 a 25 mil e a prática do esporte não sai por menos de um salário mínimo por mês.
Texto: Débora Puel de Oliveira | Assessoria de comunicação
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).