A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, está autorizada a vacinação de adolescentes contra o coronavírus em Santa Catarina. A divisão do grupo com faixa etária entre 12 e 17 anos, estimado em cerca de 550 mil pessoas, será em 'prioridades' e 'geral'. Porém, é necessário seguir a programação de cada município. Em Gaspar, a data de início para imunizar o menores de idade ainda não foi divulgada.
O público prioritário engloba gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades e privados de liberdade. Entre essas pessoas, a vacinação deve priorizar aquelas com limitação motora, dificuldade de ouvir ou enxergar, e com deficiência intelectual.
Vale destacar que as doses utilizadas para os adolescentes estão estimadas em 10% para o grupo prioritário e 90% para os adolescentes em geral.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que o público entre 12 e 17 anos precisa da autorização dos pais para ser imunizado. Caso o adolescente vá acompanhado por um adulto resposável, a aplicação da vacina pode ser consentida por meio de uma autorização verbal. Caso contrário, é necessário apresentar um termo de assentimento preenchido e assinado pelos responsáveis legais dos menores. O documento será disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar em breve.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).