Vitória! Após passar mais de seis meses internado, o catarinense Luciano Turatto deixou o Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz, em Curitibanos, para entrar para a lista dos mais de 550 mil recuperados do coronavírus no estado. Ele tem 45 anos, é servidor público e comemorou muita emoção a alta médica recebida nesta terça-feira, 2 de fevereiro.
Luciano positivou para a coronavírus em julho de 2020. Apresentou febre, cansaço, feridas pela boca e um quadro leve de diarreia. Mas, antes mesmo do resultado do exame, no dia 18, o trabalhador sentiu que os sintomas se agravarem. Então precisou ser encaminhado ao hospital e já ficou internado. O caso foi desafiador para a equipe médica que o atendeu.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a média de permanência de pacientes com Covid-19 em UTI se mantém em 14 dias em Santa Catarina. O médico que acompanhou o tratamento conta que o coronavírus afetou com gravidade os pulmões, o fígado, rins, coração e o cérebro do paciente. Ele desenvolveu complicações.
Para tratar a pneumonia, encefalite e insuficiência hepática, cardíaca e renal, foram 188 dias de internação, sendo 172 deles na UTI, com necessidade de respiração mecânica por 115 dias. Segundo o médico Hélio Anjos Ortiz Junior, o caso de Luciano foi o mais longo de tratamento contra o coronavírus na unidade hospitalar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).