Caminhão pipa aparece no Baú depois de meses de muita poeira - Jornal Cruzeiro do Vale

Caminhão pipa aparece no Baú depois de meses de muita poeira

27/08/2010

fotopg13abreMD.jpgQuem mora na área rural tem o benefício da tranquilidade, de estar longe da vida agitada do centro da cidade. No entanto, há também problemas para as pessoas que escolhem este estilo de vida. Um dele é a poeira, que, vinda das estradas de barro, levanta sempre que há escassez de chuvas. A solução para impedir que a poeira invada as casas é manter a estrada pelo menos úmida, o que faz com que o pó não levante quando passa algum veículo.


Durante vários dias o pó foi o principal problema enfrentado pelos moradores da localidade do Baú, que nesta quarta-feira, 25, finalmente receberam a visita do o caminhão-pipa, responsável por molhar as estradas do interior da cidade de Ilhota. A expectativa dos moradores é de que a máquina continua a passar pelo local e assim o problema da poeira seja definitivamente resolvido.


Durante o tempo em que o caminhão-pipa não passou pelo bairro, os moradores se uniram para acabar com a poeira. Alguns improvisaram, usando tanques de água e canos furados, usando seus próprios veículos para manter as ruas úmidas, ou simplesmente usando as mangueiras de suas casas para molhar a estrada. De acordo com a moradora do bairro Baú Baixo, Maria da Rocha, há muitas empresas exploradoras de madeira e areia localizadas além de sua casa, e os caminhões que transportam tais produtos causam grande movimento ao passar em direção à rodovia.


O movimento somado à falta de chuvas faz com que o pó invada as casas. Ela mora às margens da Estrada Geral do Baú, rua com maior fluxo de veículos e prova que fala sério mostrando a brita de seu quintal, coberta com uma grossa camada de poeira. ?Faz três ou quatro meses, no máximo, que o caminhão não passa. Acredito que porque estão pavimentando a estrada. Não reclamo, às vezes Deus dá muita chuva, às vezes muito sol?. Ela acredita também que o calçamento deve chegar até sua casa, e então, seu problema estará resolvido.


Porém o vereador Roberto Prebianca, residente do mesmo bairro e rua, a contradiz. Ele afirma que molha por si mesmo a rua há mais de um ano, e que, após a tragédia de 2008 o caminhão-pipa passou pouquíssimas vezes no bairro e que a situação das ruas fica pior a cada dia. ?Estou avisando, do jeito que a coisa está indo, quando chegar o verão e o tempo ficar ainda mais seco, ninguém vai aguentar?, declarou ele em entrevista, um dia antes de o caminhão-pipa voltar a molhar as estradas do Baú.


Vereador afirma que serviço só foi executado após muitas reivindicações

O vereador conta que, para que o serviço voltasse a funcionar foi preciso que ele tomasse uma atitude na Câmara de Vereadores de Ilhota, e assim, chamasse a atenção para o problema que os moradores do Baú estavam vivendo. De acordo com Prebianca, foi por conta desta ação que conseguiu que o secretário de Transporte e Obras, Valdir Augustinho da Silva, assinasse um documento garantindo que o caminhão voltaria a molhar as ruas do Baú no dia 25. No final da tarde deste dia, o serviço foi executado.
Segundo o secretário de Transporte e Obras, os caminhões haviam parado de passar, tanto no Baú quanto nos bairros da margem direita que possuem ruas estradas de barro em fevereiro deste ano, pois os dois equipamentos que a Prefeitura Municipal possui para fazer o trabalho estragam no mesmo período. O secretário afirma que agora o caminhão que passa pelas ruas da margem direita está no conserto e o outro, funcionando normalmente.


O secretário mostrou-se consciente dos problemas que a poeira causa, não apenas para os moradores, mas também para os motoristas. ?É um trabalho necessário, que eu já vinha pedindo para a administração, pois torna-se perigoso até mesmo dirigir por estradas com condições como estavam as do baú, a poeira muitas vezes impede a visão de quem está dirigindo?, destaca.


Saúde


Além de provocar a sujeira que toma conta das casas e de não permitir que os motoristas enxerguem bem o lugar por onde estão conduzindo, a poeira também causa danos à saúde de quem convive com ela. O tempo seco aliado à poeira não causa apenas o incômodo de sentir a garganta seca e da dificuldade de respirar. De acordo com o Ministério da Saúde, a poeira agrava problemas respiratórios, sendo que as crianças e os idosos são os que mais sofrem neste caso.

edição 1224

Comentários

Paulo Roberto Ribeiro
30/08/2010 13:38
Caminhão Pipa estragado desde fevereiro... pelos lados da Boa Vista e Minas, o caminhão pipa já não passa a quase um ano... Dizer que os caminhões estavam estragados, não foi esta administração que chamou as maquinas da prefeitura de sucatas. Cadê a manutenção preventiva e corretiva destas sucatas???
Será que nós, cidadãos que pagamos alta carga tributária, devemos pagar pela manutenção das vias públicas...

Já que perguntar não ofende, quando a equipe de reportagem deste jornal vai dar uma voltinha pelos lados da Boa Vista, São João e Minas, para mostrar a real situação do município de Ilhota???
eu
28/08/2010 12:42
ai dona Luiza Sestrem a senhora acrdita mesmo em papai noel, coelhinho da páscoa e outras histórias.
Se o prefeito tema faca e o queijo na mão , quem somos nós para correr atrás e buscar verbas.
se ele não fizer pelo município que no qual elegeram quem poderá fazer.Acompanho também o site da prefeitura de Ilhota, mas não vejo nada demais do que estão fazendo, alias vejo até de menos.
Luiza Sestrem
27/08/2010 15:34
Sou moradora de Ilhota e sempre acompanho o site da prefeitura. Percebi que eles estão realizando diversas obras de calçamento. Há alguns meses vi uma notícia de que ruas do Baú tambem seriam calçadas. Moro na margem direita mas tenho parentes na esquerda. Eles me contaram que a prefeitura ja esta realizando estas obras. O poder público é muito burocratico. A nossa cidade é muito pequena. A prefeitura não tem dinheiro pra fazer tudo. Precisa da parceria do governo do estado e federal. Acho que ao invés de reclamarem ao prefeito os vereadores deveriam buscar mais recursos em Florianópolis e Brasília. Só reclamar não adianta. Sozinho o prefeito nao vai conseguir fazer nada.
Thiago
27/08/2010 09:22
É a velha história de sempre.... Do barro para a lama e para o pó.... será que é difícil comprirem as obrigações??? Não tão dificil comprar 1 ou 2 caminhões pipas!!!!!!! esse emproviso ai de caminhão "pipa" nem deveria estar rodando isso é um perigo, vamos acordar "ploiticos"de araque......

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.