Dor abdominal, diarréia, fadiga, febre, diminuição do apetite e perda de peso. Estes são os sintomas mais comuns das doenças inflamatórias intestinais. Para divulgá-las e promover a prevenção, o médico Juliano Coelho Ludvig realizará no dia 14 de maio, a partir das 10h, uma caminhada no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau.
A iniciativa acontece pela segunda vez na cidade. ?No ano passado alcançamos nosso objetivo e muitas pessoas que não sabiam da existência destas enfermidades passaram a conhecê-las. Escolhemos o parque, pois é um ambiente agradável, geralmente procurado por pessoas que querem ter saúde, qualidade de vida?, contou Dr. Juliano.
As doenças mais comuns são a Retocolite Ulcerativa (RCUI) e a Doença de Crohn (DC). Os estudos ainda não encontraram uma causa, mas já atestam que existe uma interelação com o ambiente (bactérias), organismo e genética individual. ?Isto tudo, num determinado momento, para algumas pessoas, pode desencadear um processo inflamatório na parede do intestino, causando feridas e úlceras. Como estas doenças têm um caráter crônico, mais duradouro, o organismo sozinho encontra dificuldade para cicatrizar. Temos um grupo de doença intestinal e estamos vivendo um momento feliz, pois nos últimos anos ampliamos nosso conhecimento acerca do mecanismo das lesões e com isso foram desenvolvidos medicamentos melhores?.
Para preveni-las, a receita é muito simples: vida saudável. ?Isto compreende uma alimentação equilibrada, atividade física e acompanhamento médico regular?, aconselha. O dia internacional das doenças inflamatórias é lembrado em 19 de maio.
___
Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Juliano Coelho Ludvig é membro do Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil. Atualmente é diretor regional da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).