Uma sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores de Timbó homenageou no início da noite desta terça-feira (17) os 10 anos de atuação da UNIASSELVI na região do Vale do Itajaí. A audiência contou com a presença de autoridades acadêmicas, políticas e convidados. O requerimento para realização da sessão foi apresentado por cinco dos nove vereadores da casa: Guilherme Voigt Júnior, Ismael Mass, Maria Pelin, Rubens Borchardt, Waldir Girardi e Wiegold Starke.
Após a abertura dos trabalhos, os vereadores líderes das bancadas que compõem a Câmara se alternaram em discursos de homenagens ao dinamismo e importância da instituição para a região. O prefeito de Timbó, Laércio Schuster Júnior, disse - ao justificar a sua pouca idade - que alicerça a construção de sua história à imagem de grandes empreendedores como o Prof. José Tafner, chanceler da UNIASSELVI. O prefeito falou da importância da educação para a construção da sociedade e comentou as notícias recentes que atestam à UNIASSELVI posição de destaque na oferta de ensino a distância no país. "Esta instituição, entre as 10 melhores do Brasil na oferta de cursos de ensino a distância, engrandece a nossa região e comprova a qualidade do trabalho nela desenvolvido", afirmou.
O Prof. José Tafner, idealizador e chanceler da UNIASSELVI, fez um discurso de agradecimentos, desabafos e incentivo. Ao iniciar, comentou a missão de colocar no mercado pessoas com mais conhecimento, responder às demandas da sociedade e contribuir para a igualdade de acesso ao ensino superior. Ao comentar os atuais números da instituição, Tafner comemorou o sucesso da UNIASSELVI graças ao trabalho incansável durante os dois anos de planejamento para a implantação (de 1997 a 1999) e o comprometimento da "Família UNIASSELVI". "O projeto UNIASSELVI foi construído comunitariamente. Nossa proposta sempre foi acreditar na juventude e repartir conhecimento e cultura", avaliou.
Sobre a presença da instituição em Timbó, o chanceler fez agradecimentos à acolhida da comunidade e aos incentivos recebidos pela municipalidade. "No dia 13 de fevereiro de 2006 estive aqui nessa mesma casa legislativa para apresentar um projeto que mudaria a história de Timbó. Hoje, o município conta com uma instituição que oferece cursos para engrandecimento do mercado de trabalho e da mão de obra de Timbó", afirmou Tafner, ao citar o campus da UNIASSELVI na cidade, que oferece cursos na área de engenharia.
O chanceler criticou as políticas que reprimem o acesso a bolsas de estudos financiadas com verbas públicas nas instituições privadas de ensino e a interferência de alguns segmentos na oferta de cursos e abertura de novas faculdades. "Não temos o direito de destruir os sonhos dos jovens que buscam o seu sucesso no mercado de trabalho".
A sessão encerrou com a manifestação do presidente da Câmara, vereador Waldir Girardi, que fez a entrega de uma placa ao Prof. José Tafner. A vereadora Maria Pelin, representando as mulheres presentes, entregou um buquê de flores à esposa do chanceler, senhora Verônica Tafner.
Estavam presentes à sessão o reitor da UNIASSELVI, Prof. Dr. Malcon Anderson Tafner, o presidente e vice-presidente do Grupo UNIASSELVI, professores Marlon Tafner e Mauro Cesar Fistarol, respectivamente, e demais colaboradores da instituição.
Foto: Andressa Sachetti
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).