Bunge promove mostra ambiental com trabalhos de cinco mil alunos - Jornal Cruzeiro do Vale

Bunge promove mostra ambiental com trabalhos de cinco mil alunos

09/11/2010

A Bunge vai promover nesta terça-feira, a partir das 13h30min, em Gaspar, no Centro de Desenvolvimento Ambiental e Lazer (CDAL) Bunge, uma mostra sobre sustentabilidade. O evento reunirá trabalhos de cerca de cinco mil alunos de escolas da rede pública de ensino fundamental (estaduais e municipais) e de algumas da rede privada de municípios do Vale do Itajaí. A exposição, que traz trabalhos sobre temas como lixo, mata ciliar e água, é resultado de uma ação do Projeto Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí, da Fundação Bunge, em parceria com Secretarias Municipais de Educação e Gerências Regionais de Educação, implementada em junho deste ano com a proposta de trabalhar com educadores locais os desafios da sustentabilidade e o compromisso da educação.

Entre junho e agosto foram realizados cinco encontros de formação com educadores de 405 escolas, dos 22 municípios do Vale do Itajaí e entorno, envolvendo indiretamente 7.264 professores e 141.535 alunos. Nestes encontros os educadores assistiram a palestras de especialistas da região sobre temas ligados a sustentabilidade, discutiram sobre a abordagem dos conceitos transdiciplinaridade, ORA (Observar, Refletir e Aplicar) e ecopedagogia e participaram de dinâmicas e proposições de trabalhos nas salas de aula, com exemplos práticos de como aproveitar o kit do projeto Conhecer para Sustentar - composto por documentário, livro e encarte pedagógico, no desenvolvimento de projetos e atividades. 

De agosto a outubro os educadores receberam acompanhamento pedagógico para o desenvolvimento de projetos nas escolas. Ao todo 144 trabalhos, de 150 escolas, envolvendo cerca de cinco mil alunos, foram inscritos para a mostra que será feita em novembro. ?Será possível conferir trabalhos voltados para os temas água, mata ciliar, consumo consciente, lixo, alimentação saudável, aquecimento global, entre outros?, conta Juliana Santana, gerente de projetos da Fundação Bunge. Ela reforça que esta ação foi fundamental para o sucesso do projeto Conhecer para Sustentar, pois a escola é ponto de partida para que mudanças aconteçam no médio e longo prazos. ?Os educadores e alunos são protagonistas do trabalho, em que há melhor conscientização de toda a comunidade para questões ligadas à sustentabilidade?, completa Santana.


SOBRE O PROJETO

Em 2009 a Fundação Bunge criou o projeto com o objetivo de disseminar conhecimento e aprendizados resultantes das fortes chuvas de 2008, apresentar possíveis soluções para minimizar impactos sociais econômicos e ecológicos e propor uma agenda positiva de ações urbanísticas sustentáveis. Está dividido em três fases: a primeira contempla o desenvolvimento de um projeto urbanístico sustentável para novo bairro na cidade de Gaspar, que irá abrigar parte das famílias em situação de risco e desabrigadas; a segunda, a disseminação de conhecimento, por meio do lançamento de um livro-reportagem, com encarte pedagógico um vídeo-documentário e ciclo de seminários; e a terceira, a construção de uma escola com bases ecoeficientes.

No primeiro semestre de 2010 foi implementada uma nova ação do projeto que contempla reunir os educadores da região para discutirem os desafios da sustentabilidade e o papel da educação.


CONHEÇA ALGUNS TRABALHOS DA MOSTRA
 
Conhecimento Nascente = Conhecimento Crescente (Brusque)

 Os alunos mapearam todas as nascentes da rua, coletaram e analisaram a água, produziram uma horta escolar com captação da água da chuva, produziram artigos científicos.
 
Porto (Itajaí)
 Construção de maquetes, ilustrando o Porto da década de 50 e na atualidade, painel histórico da cidade do Porto.
 
Cadê o Morro que Estava Aqui? (Itajaí)

 Alunos entrevistaram as comunidades sobre a infraestrutura das diversas localidades do bairro, desenhos da situação de degradação ambiental, estudo de campo com visitação de alguns lugares mais destruídos.
 
Memória e Sustentabilidade (Guabiruba)
 Alunos entrevistaram idosos em oficinas e entrevistas, preparo de alimentos alternativos, palestras com idosos, produção de teatro e maquetes sobre o tema.
 
Mercado de Trabalho Pós-Tragédia (Ilhota)
 Os aprendizes fizeram pesquisa de campo, entrevistas, visita às construções e promoveram debates e exposições de imagens.
 
Conhecer o Ribeirão Gaspar Mirim (Gaspar)

 Alunos fizeram pesquisas, entrevistas com moradores, aulas passeio, debates a partir do documentário Conhecer para Sustentar e construíram maquetes.
 
Cooperando Dá (Ilhota)
 Alunos fizeram um diagnóstico da comunidade para entender as relações entre o contexto natural e cultural do ambiente transformado.
 
Estamos Derretendo ? Aquecimento Global (Luís Alves)
 Alunos fizeram uma releitura da obra do artista plástico Frank Krajcberg e suas principais obras, para a produção de diferentes linguagens estéticas utilizando materiais de descarte da própria natureza, fantoche, teatro e caixas coletoras de lixo reciclável.
 
Reduzir o Consumo de Papel (Timbó)
 Alunos recolheram o lixo da escola EEB Professor Juvenal Cardoso Zanella durante uma semana e fizeram um levantamento de quantas folhas sulfite são utilizadas para mobilizar os alunos e seus familiares para coleta seletiva e uso racional de papel.
 
Escavados (Navegantes)
 A ação teve como objetivo entender as relações entre o contexto natural e cultural por meio da percepção da paisagem por meio de um questionário enviado às famílias dos alunos envolvidos. Eles fizeram também desenhos a partir de fotos tiradas do entorno da escola.

fonte Noticenter

Comentários

cecilia werner
10/11/2010 22:20
muito bom o trabalho nas escolas essa geração tem chance de reverter a situação precisa ser hurgente para recoperar a cadeia alimentar e uma parte da ecologia . das belas paisagens que estão sendo destruidas desnecessariamente por proprietarios sem conhecimento do valor das riquesas naturais .

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