A temporada de apresentações do projeto ?As Quatro Estações em Santa Catarina?, de 2012, com a Orquestra de Câmara de Blumenau, encerra neste domingo com espetáculo no Teatro Carlos Gomes, às 20h, em Blumenau. As cidades de Itajaí e Florianópolis também foram contempladas com esse presente para o público. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro.
O espetáculo já foi apresentado em 2008 e considerado sucesso de público pela crítica. Por isso, está retornando aos palcos catarinenses. ?As Quatro Estações?, de Antônio Vivaldi, é a obra mais popular do compositor italiano, e foi publicada em 1725, numa coleção de 12 concertos que fazem parte de um conjunto especial, chamado de Il cimento dell'armonia e dell'inventione. ?As Quatro Estações? são os primeiros concertos desse conjunto e já traziam os títulos que hoje lhes atribuímos ?A Primavera?, ?O Verão?, ?O Outono? e ?O Inverno?, baseados em sonetos especiais escolhidos pelo próprio compositor.
Se não bastasse a excelente apresentação de Vivaldi, durante o espetáculo haverá também um telão que servirá de pano de fundo para a apresentação de belas imagens do Estado de Santa Catarina. As fotografias serão apresentadas de acordo com as quatro estações do ano. As imagens foram cedidas pelos fotógrafos Marion Rupp, Marisete Fachini Girardello e Patrick Rodrigues, além do Banco de Imagens da Santur (Santa Catarina Turismo).
O espetáculo tem direção artística do italiano Daniele Girardello que, inclusive, morou em Veneza, terra de Vivaldi. O diretor tem excelente conhecimento sobre a obra de Vivaldi. O maestro Daniel Bortholossi completa o time de primeira juntamente com mais 15 músicos.
Orquestra de Câmara de Blumenau
A Orquestra de Câmara de Blumenau (OCBLU) foi fundada em 1981 e percorreu palcos nacionais e internacionais apoiada por diversas empresas, principalmente as do Vale do Itajaí. Fez aproximadamente 700 concertos no país e no exterior que simbolizam a garra de seus componentes, mantendo desta forma a tradição musical trazida pelos pioneiros ao Vale do Itajaí. Gravou 10 LPs e 6 Cds e tocou com solistas de fama nacional e internacional.
A OCBLU passou por uma grande transformação em 2001 e conta com novos componentes e diversos projetos para divulgar e consolidar a sua marca no cenário nacional. Desde 2001, quem está à frente da orquestra é o jovem maestro Daniel Bortholossi, de Curitiba. Bortholossi, em agosto de 2008, dirigiu como convidado a Varna Philharmonia Orkestr (Bulgária) durante um simpósio internacional dedicado ao compositor Johannes Brahms. Como maestro convidado tem realizado concertos com vários conjuntos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Rússia, república Tcheca e Romênia.
Texto: Nádia Fontes | New Age Comunicação
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).