A Biblioteca Ambulante da Fundação Cultural de Blumenau dá continuidade às suas atividades na próxima segunda, terça e quarta-feira, 28, 29 e 30, levando literatura e incentivando a leitura nas escolas isoladas do Município e também no Ancionato Elsbeth Koehler.
A meta é possibilitar o acesso à leitura nos espaços mais distantes do centro da cidade e estimular o gosto pela leitura. A Biblioteca ambulante estará nesses locais durante todo o dia ? das 8 às 17 horas. O serviço é totalmente gratuito.
A preocupação com o acesso à leitura deu origem, em 1977, ao Programa de Extensão Biblioteca Ambulante. Em seus 34 anos de existência proporcionou o acesso à leitura para mais de 34 mil crianças e 2.600 adultos. Em 2001 recebeu Menção Honrosa da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura).
Hoje leva literatura e patrimônio histórico para treze escolas isoladas e também para os idosos do Ancionato Elsbeth Koehler. É a biblioteca pública se preocupando em atender a comunidade de maneira indiscriminada, criando formas para chegar até as pessoas que apresentam limitações do acesso à Biblioteca e ao Museu.
São também objetivos da Biblioteca Ambulante, propiciar o acesso ao mundo do conhecimento, da informação, da comunicação e da expressão humana pela palavra escrita, superar as barreiras e limitações de acesso à Biblioteca e valorizar o patrimônio histórico, levando o Museu da Família Colonial até a comunidade.
As visitas da Biblioteca Ambulante são mensais. Uma das atividades é a leitura de histórias infantis, além de literatura para empréstimo - que vem sendo realizada desde 1977. O empréstimo das obras infantis é fundamental, tendo em vista que a maioria das escolas isoladas não possui bibliotecas escolares e, dessa forma, a Biblioteca Ambulante contribui, oferecendo o acesso ao livro e à biblioteca aos locais mais distantes da cidade. A leitura de histórias estimula ainda mais o gosto pela leitura e contribui na formação de cidadãos leitores - leitores de livros, de obras históricas, leitores do mundo.
Desde 2007 o Museu da Família Colonial desenvolve atividades de educação patrimonial (exposições, palestras, peças históricas), contribuindo com a divulgação do acervo do Museu, e o desenvolvimento da consciência de valorização da história local.
Unidades atendidas
E.I.M. Alves Ramos ? Itoupava Central
E.I.M. Alvino Dorow ? Fortaleza
E.M. Erich Klabunde ? Vila Itoupava
E.I.M. Margarida Freygang ? Progresso
E.I.M. Orestes Guimarães ? Velha Grande
E.I.M. Professora Ella Schwanke Eichstaedt ? Itoupava Central
E.M. Carlos Manske ? Vila Itoupava
E.I.M. Willy Müller ? Vila Itoupava
E.M. Frederico Sievert ? Vila Itoupava
E.M. Dr. Blumenau ? Itoupava Central
CEI Profa. Erna Anna Trapp ? Itoupava Rega
CEI Nazaré ? Itoupava Central
CEI Marita Deeke Sasse ? Asilo
Ancionato Elsbeth Koehler ? Centro
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).