Bancários entram em greve por tempo indeterminado - Jornal Cruzeiro do Vale

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

29/09/2010

Os bancários vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira, dia 29 de setembro, conforme indicativo do Comando Nacional dos Bancários. A greve foi aprovada em assembléia realizada agora à noite, no Hotel Himmelblau, em Blumenau. Os bancários avaliaram que diante da ausência de propostas para as reivindicações da categoria - os bancos propuseram apenas a reposição da inflação do último ano. Para o SEEB, tanto nas negociações gerais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), quanto nas negociações específicas com os bancos públicos, a única saída é a greve.

Os bancários estão em negociação com a Fenaban desde o dia 1 de setembro. Desde então, os banqueiros negaram cláusulas relativas a condições de trabalho; saúde dos trabalhadores; combate ao assédio moral; mais segurança nas agências; valorização do piso salarial e da PLR; criação de planos de cargos e salários; reajuste salarial compatível com os lucros do setor financeiro; contratação de mais bancários para diminuir as filas e o fim dos correspondentes bancários, com a substituição desses por novas agências.

A única proposta concreta dos bancos foi um reajuste de 4,29% sobre salários e demais verbas, como tíquete-alimentação. O índice refere-se apenas à inflação do período, estando bem longe do mínimo de 11% reivindicado pelos bancários e dos lucros dos bancos. No primeiro semestre deste ano, os bancos BB, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander tiveram, juntos, um lucro líquido de R$ 21,3 bilhões.

Comentários

Lucia
29/09/2010 15:05
Se os bancos do governo (Caixa, Banco do Brasil), pagam pouco, e os funcionários estão descontentes...porque eles pretam concurso para trabalhar lá??????
Gilmar Mendes
29/09/2010 10:45
É uma pena que o governo do PT seja conivente com essa balburdia organizada por um bando de preguiçosos, pra não se dizer pior. Na época da ditadura não se via esse tipo de coisa....

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.