Este ano, o número de câmeras de vigilância na Oktoberfest será três vezes maior do que o do ano passado. Em 2009, foram nove, e nesta edição, o sistema de monitoramento eletrônico dentro e fora do Parque Vila Germânica estará reforçado com mais 20 equipamentos.
As novas câmeras não foram compradas e sim emprestadas, uma vez que a PM fez um remanejamento. Os equipamentos, segundo o presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfets, Walfredo Balistieri, vêm de outros locais do estado.
Balistieri acredita que o apoio da tecnologia vai ser fundamental no combate ao tráfico e consumo de drogas, e ao furto de veículos durante a festa.
Em 2009, o número de ocorrências no período da festa, tanto dentro quanto fora do parque, foi considerado muito baixo. Ainda assim, o presidente da Comissão viu a necessidade de triplicar o número de câmeras. E a explicação para o aumento expressivo no número de equipamentos de monitoramento na Oktoberfest este ano, pode ser resumida em uma palavra: prevenção.
Além das câmeras, outra preocupação é com os estacionamentos. Em uma reunião entre o Ministério Público, Procon, e Organização da festa, os administradores de estacionamentos foram informados que serão responsáveis por qualquer dano eventual que aconteça nos veículos. Caso algum veículo seja furtado, por exemplo, o estacionamento, será o responsável.
fonte nereu ramos
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).