Apae de Ilhota investe em aulas de equoterapia - Jornal Cruzeiro do Vale

Apae de Ilhota investe em aulas de equoterapia

18/05/2010

 

equoterapia177MD.jpgUma aula diferenciada está conquistando a preferência dos alunos da Apae da cidade de Ilhota. Depois de um projeto piloto implantado em meados de 2009, a direção da Apae conseguiu apoio e parcerias para iniciar, de forma efetiva, as aulas de equoterapia em 2010.


As aulas tiveram início neste mês de maio e já são a atividade favorita de quase todos os alunos que estão aptos a praticar a atividade. ?Eles gostam muito da aula. Além do benefício motor, os alunos aprendem a questão da postura, e saem das aulas com muito mais disposição e alegria. Tem sido uma experiência fantástica?, aponta a diretora Elizete Wippel Minuzzi.


Dos 50 alunos matriculados na Apae, cerca de 20 estão aptos a fazer as aulas. Outros estão tão ansiosos para ingressar ao grupo que estão fazendo dieta, para perder peso e poder fazer parte da nova atividade terapêutica.


As aulas são realizadas em um sítio, cedido por um domador de cavalos da cidade. Além do espaço, Dico, proprietário do local, também cede os animais para as aulas, que são ministradas pela fisioterapeuta Mariana Menke. Assim como a equoterapia, Mariana conquistou o coração dos alunos especiais. ?Ela é muito dedicada e muito carinhosa com nossas crianças, isso os incentiva ainda mais?, revela a diretora. 
A atividade também tem o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social.

 


Equoterapia

A equoterapia é uma terapia que utiliza o cavalo com o conhecimento científico, buscando obter benefícios físicos e/ou psíquicos no tratamento de pessoas portadoras de deficiências. A atividade prevê alguns exercícios que têm mostrado vários benefícios na criança portadora de paralisia cerebral como: melhora do equilíbrio e a postura; desenvolve a coordenação de movimentos entre o tronco, membros e visão;  estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa;  desenvolve a modulação do tônus e estimula a força muscular;   aumenta a auto-estima, facilitando a integração social;  desenvolve a coordenação motora fina;  estimula o bom funcionamento dos órgãos internos;  estimula a afetividade pelo contato com o animal;   promove a sensação de bem-estar, motivando a continuidade do tratamento.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.