Acompanhe aqui as principais notícias das cheias no Vale do Itajaí - Jornal Cruzeiro do Vale

Acompanhe aqui as principais notícias das cheias no Vale do Itajaí

08/09/2011

 

Prefeitura de Brusque prioriza limpeza, ajuda humanitária e atendimento à população

 

A partir desse sábado, 10, as atenções da Prefeitura de Brusque se voltam para três importantes frentes de trabalho: o atendimento aos pedidos feitos à Defesa Civil, as ações de limpeza da cidade e à ajuda humanitária. As três prioridades foram definidas pelo prefeito Paulo Eccel em reunião com o colegiado e membros da Comissão de Defesa Civil no início da noite de hoje, sexta-feira.

 

A Secretaria de Obras informou que suas equipes estarão divididas atuando desde às 5h em ruas centrais como Rodrigues Alves, Adriano Schaefer, Moritz Germano Hoffmann, além de ruas dos bairros Guarani, Santa Terezinha e Avenida Beira Rio, conforme as águas seguirem baixando. Na oportunidade o secretário da pasta, Antônio Maluche Neto, revelou que as pontes do Ribeirão Tavares e do Tomaz Coelho, que apresentaram danos, já foram atendidas pelas Obras e estão com o tráfego restabelecido.

 

Em relação ao trânsito, especialmente no centro de Brusque, o diretor presidente do Instituto Brusquense de Planejamento de Mobilidade, IBPLAM, Alexandre Gevaerd, confirmou o retorno das vias ao seu fluxo normal assim que a limpeza permitir a passagem de veículos, inclusive nas pontes que foram transformadas temporariamente em mão dupla.

 

Quanto à ajuda humanitária e atendimento à população, duas iniciativas foram criadas para atender os moradores: o estabelecimento da Central de Atendimento de Defesa Civil e o lançamento de uma campanha de donativos. Para isso, equipes estarão recebendo a população no primeiro piso do Pavilhão da Fenarreco a partir do meio-dia deste sábado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Brusque

 

 

Clique aqui para ver algumas fotos da enchente em Blumenau

O site da Prefeitura Municipal de Brusque está fora do ar. Aqueles que desejam obter informações sobre as chuvas no município devem acessar o blog http://prefeituradebrusque.wordpress.com. Ele será atualizado com as principais informações.


Duas barragens já estão com suas comportas abertas



As águas das chuvas represadas estão sendo liberadas em duas das três barragens da região do Alto Vale da região. As barragens de Ituporanga e Taió estão em situação crítica, tendo alcançado sua capacidade máxima. Em José Boiteux, a situação é normal, com menos de 3% de utilização da capacidade atualmente.

Em Ituporanga, quatro das cinco comportas estão totalmente abertas e em Taió duas comportas estão totalmente abertas, uma em 25% de abertura e quatro comportas fechadas. A situação das barragens pode ser acompanhada por qualquer pessoa em tempo real pelo site: http://www.deinfra.sc.gov.br/barragens/situacao-em-tempo-real/. Há câmeras de vídeo e sensores telemétricos do nível de preenchimento dos reservatórios mas barragens, sendo que os dados depois de coletados são enviados via satélite e atualizadas a cada 30 minutos. As fotos são deste site.

ituporangaMD.jpg
Barragem de ItuporangajoseboiteuxMD.jpg

José BoiteuxtaioMD.jpg

Taió















__________________________

Nível do rio alcança marca de 7 metros antes do esperado

A última medição do Rio Itajaí Mirim feita pela Defesa Civil às 13h desta quinta-feira, 8, registrou a marca de 7 metros. O volume era esperado apenas para o fim da tarde, mas em função da forte chuva que cai em toda a região as águas subiram antes do esperado.

O departamento permanece atento ao aumento do volume de água e além dos pontos de alagamentos, já registra mais de 20 ocorrências de deslizamentos desde ontem, quarta-feira. A previsão é de que o rio continue subindo nas próximas horas, mas ainda não há previsão para o nível máximo que pode atingir.

Aqueles que moram próximo a morros ou encostas devem ficar atentos para inclinações em árvores, muros, surgimento de rachaduras nas paredes e barulhos estranhos. As ocorrências podem ser informadas por meio do telefone 3396 7413 ou ainda o 199. Para solicitar o auxílio da Defesa Civil, basta informar nome, endereço e RG.

Deslizamentos

As principais ocorrências de deslizamentos e quedas de barreias foram reportadas nos bairros Steffen, Primeiro de Maio, Poço Fundo, Dom Joaquim, Limeira, Guarani e Bateas, dentre outros. A Defesa Civil também recebeu denúncias de que algumas vias da cidade estariam em meia pista e os engenheiros do departamento já estão mobilizados para conferir a situação e tomar as providências cabíveis. A Secretaria de Assistência Social também está de plantão para atender a comunidade e já possui um espaço preparado para ser acionado na Arena Multiuso, caso haja necessidade de acolher alguma família.

________________________________

Fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos estão de plantão durante o período de enchente

 

 

 

 

 

 


A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Defesa Civil e Secretaria de Serviços Urbanos, informa que todas as equipes técnicas estão de plantão durante todo o período de chuvas em Blumenau.

De acordo com o Secretário de Serviços Urbanos, Éder Lúcio Marchi, somente as ocorrências urgentes estão sendo atendidas. ?Todos os ficais, juntamente com a equipe técnica estão de prontidão e ficarão nos ranchos (sedes operacionais) da secretaria?, explica.

As sedes operacionais da Secretaria de Serviços Urbanos estão localizados nos bairros do Garcia, Velha, Fortaleza, Itoupava Central, Centro e Vila Itoupava. Até o momento foram registrados 27 pontos de deslizamentos (ver tabela). Nas ruas em que é possível, a Secretaria de Serviços Urbanos já está trabalhando na manutenção e limpeza das vias. Em algumas ruas só será possível fazer a limpeza quando as condições do tempo melhorarem.

Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Blumenau


Defesa Civil de Brusque registra aumento no nível do rio e deslizamentos

A última medição do Rio Itajaí Mirim feita pela Defesa Civil às 11h desta quinta-feira, 8, registrou a marca de 6,10 metros. O departamento permanece atento ao aumento do volume de água e além dos pontos de alagamentos, já registra mais de 20 ocorrências de deslizamentos desde ontem, quarta-feira. A previsão é de que o rio continue subindo nas próximas horas.

Aqueles que moram próximo a morros ou encostas devem ficar atentos para inclinações em árvores, muros, surgimento de rachaduras nas paredes e barulhos estranhos. As ocorrências podem ser informadas por meio do telefone 3396 7413 ou ainda o 199. Para solicitar o auxílio da Defesa Civil, basta informar nome, endereço e RG.

As principais ocorrências de deslizamentos e quedas de barreias foram reportadas nos bairros Steffen, Primeiro de Maio, Poço Fundo, Dom Joaquim, Limeira, Guarani e Bateas, dentre outros. No Loteamento Vila Nova, moradores informaram que a Ponte do Limoeiro encontra-se instável e a Defesa Civil alerta para que a comunidade não se arrisque na travessia.

A Defesa Civil também recebeu denúncias de que algumas vias da cidade estariam em meia pista e os engenheiros do departamento já estão mobilizados para conferir a situação e tomar as providências cabíveis. A Secretaria de Assistência Social também está de plantão para atender a comunidade e já possui um espaço preparado para ser acionado na Arena Multiuso, caso haja necessidade de acolher alguma família.

Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Brusque


Atenção às mudanças no trânsito em função das chuvas

A Prefeitura de Brusque informa que, em função das chuvas que atingem a cidade desde quarta-feira, as duas pistas da Avenida Beira Rio já têm pontos de alagamentos desde a madrugada e foram interditadas. Diante desse quadro algumas mudanças no trânsito do centro já foram realizadas. Para facilitar o tráfego de veículos a rua Adriano Schaefer foi novamente alterada para mão dupla temporariamente.


Os técnicos do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade, IBPLAM, juntamente com os agentes da Guarda de Trânsito, estão no local para efetuar as mudanças e orientar os motoristas.
Vale salientar aos motoristas, que necessitam estar nas ruas, muita atenção e paciência por conta da morosidade que poderá se dar no tráfego.

O secretário de Defesa do Cidadão, Jairo Sens, apela aos brusquenses que, se puderem, evitem ao máximo sair de casa, para evitar o aumento de automóveis nas ruas. ?Estamos com os agentes na rua fazendo o máximo possível para facilitar e atender a população em função das mudanças, mas seria importante que as pessoas se sensibilizassem e tentassem não sair às ruas, pois a previsão é a continuidade da chuva e o do aumento do nível do rio, então as alterações no trânsito devem durar mais tempo do que da última vez?, declarou.

Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Brusque

 

Nível do rio chega a 11,30 em Blumenau por volta das 21 horas

O Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, anunciou nova previsão para o nível do rio na cidade da Oktoberfest. A expectativa é de que o nível do Rio Itajaí-Açu chegue a 11,30 metros às 21 horas de hoje. Para as 18h, a previsão é 10,40 metros.

A última medição, realizada ao meio-dia, apontou 8,92 metros. Em Blumenau, há ruas alagadas desde que o nível atingiu 8 metros. As aulas na cidade vizinha foram suspensas nas redes municipal, estadual e privada.

Comentários

Sérgio Duarte
11/09/2011 10:19
Moradores do Bela Vista Reclama as promessas políticas desde 83 e 84 a 2011 sobre as comportas que nunca existiram, e vivem na promessas, ate quando vai virar realidade do povo Bela Vista, acordem povo vamos a luta dos direitos nossos e desacomodar estes políticos.
Daiana
08/09/2011 14:42
Eu quero mais noticias sobre o bairro bela vista.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.