Acidente com helicóptero será simulado no Heliponto do Santa Isabel - Jornal Cruzeiro do Vale

Acidente com helicóptero será simulado no Heliponto do Santa Isabel

06/03/2012

É oficial. O Heliponto do Hospital Santa Isabel está aberto ao tráfego aéreo. A Portaria Nº 2618/SAI, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que inscreve o Heliponto no cadastro de áreas destinadas a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2 de janeiro de 2012. Até a aprovação da ANAC, o Heliponto era utilizado somente em situações de emergências relacionadas à pacientes.

O próximo investimento do Hospital é em um treinamento de emergências aeronáuticas, conhecido como Corpo de Voluntários de Emergências (CVE).  O treinamento traz informações importantes sobre primeiros socorros de modo geral, instruções específicas e orientações quanto à correta aproximação de aeronave envolvida em acidente, especialmente na área do Heliponto do Hospital, mas também nas imediações.

Além dos cerca de 30 colaboradores do Santa Isabel, estão convidados para participar do CVE profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Guarda Municipal de Trânsito. Todos receberão um certificado e um pin que identificará o usuário como integrante do Corpo de Voluntários.

O treinamento acontece do dia 12 ao dia 16 março, no Auditório do Hospital Santa Isabel, em dois horários: das 9h às 13h e das 14h às 18h. No último dia haverá uma simulação de acidente no Heliponto, para a qual está sendo negociada a participação do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado (GRAER).

O instrutor do CVE será o especialista em emergências aeronáuticas, Roberto Metod Zahorcak, da empresa Phenix Services. Por quase 30 anos ele atuou como gestor de segurança e emergências junto à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO). Está habilitado como Elemento Credenciado para Aeroportos pelo Centro Nacional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos.

Paralelamente ao CVE serão desenvolvidos o Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA) e a Norma Padrão de Ação (NPA) para o Heliponto do Hospital Santa Isabel. O Plano é o instrumento que vai guiar todas as ações das equipes de segurança e de emergência no atendimento de uma ocorrência no ou próximo ao Heliponto. Já a Norma estabelecerá as regras de utilização do Heliponto. Essas regras vão desde a forma de estacionamento da aeronave, seu balizamento por parte de integrante da equipe do Hospital, até eventual necessidade de cobrança por operação no Heliponto.

Entre rampas de acesso, área de segurança para pessoas e pista de pouso e decolagens, o Heliponto do Hospital Santa Isabel possui aproximadamente mil metros quadrados de área construída. A estrutura comporta helicópteros de até oito toneladas.

 
Texto: Diane Ziemann | Assessora de Comunicação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.