No dia 23 de novembro das 14h às 17h30, será realizado na sede da Abludef ? Associação Blumenauense de Deficientes físicos, o workshop ?Atualização em Adequação Postural?. O workshop será ministrado pela doutora Bärbel Hauber-Wheeler, da Convaid (EUA), uma das principais fabricantes de carrinhos de transporte e cadeiras de rodas dos Estados Unidos, empresa que está iniciando seus projetos de atualização técnica de produtos aos profissionais de reabilitação no Brasil, e que desta vez está dando ênfase na importância do Tilt e Reclino no dia-a-dia dos usuários. Vale lembrar que a palestra será em inglês e simultaneamente será traduzida para as línguas alemã e português.
O evento é destinado especialmente para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam no processo de reabilitação e desejam aprender mais sobre Adequação Postural.
Interessados em participar do evento devem entrar em contato diretamente com a Abludef, para fazer a inscrição antecipada, através dos telefones: (47) 8836-2022 - (47) 3035-5922 e 3035-5822 ou pessoalmente na Rua: Bertha Odebrecht, 63 ? bairro Garcia ? Blumenau/SC. Lembrando que o evento é gratuito e são disponibilizadas apenas 40 vagas.
Este evento é promovido pela empresa americana Convaid, que estará realizando outros workshops no Brasil sobre este tema, entre os dias 16 e 29 de novembro, e já está na quarta edição.
Sobre Bärbel Hauber-Wheeler
A doutora Barbel Hauber-Wheeler, nasceu em Munique, na Alemanha, em uma família de médicos e Terapeutas Ocupacionais de cinco gerações. Recebeu diploma de Terapeuta Ocupacional e Industrial na Alemanha. Em 1972, se transferiu à Suíça para trabalhar em um centro especial para reumatismos e traumatismo craniano, especializando-se mais tarde em traumatismo raquimedular no Paraplegic Center for Spinal Cord Injury de Basiléia.
Após quatro anos, depois de concluir sua especialização, voltou à Alemanha para trabalhar no Spinal Cord Center Langensteinbach, associado ao Center for Spinal Cord Injury em Heidelberg. Neste período, ela fez freqüentes viagens à Inglaterra e EUA para especializar-se em lesões medulares, doenças progressivas e atrasos de desenvolvimento. Em 1977, a Dra. Bärbel mudou-se para Califórnia, trabalhou no hospital ?Rancho de Los Amigos? e mais tarde, tornou-se Supervisora do Spinal Cord Injury Center, Northridge Hospital, California.
Em 1988 colaborou com a University of Califórnia em Los Angeles, estabelecendo uma avaliação detalhada do equipamento e os procedimentos da avaliação para a Clínica de Neurologia e Distrofia Muscular, especializando-se na doença de Lou Gering. Em 2004, juntou-se à Convaid Inc. como terapeuta e consultora para o desenvolvimento de novos produtos; ela é encarregada dos eventos e treinamentos aos distribuidores estrangeiros sobre os produtos da Convaid.
Mais informações
Sobre a Convaid: www.convaid.com e no Brasil www.proaid.com.br
Sobre a Abludef, e sobre o workshop ?Atualização em Adequação Postural?, através do telefone (47) 3035-5922 e 3035-5822 ou através do e-mail: abludef@yahoo.com.br . A ONG localiza-se à Rua: Bertha Odebrecht, 63 ? bairro Garcia ? Blumenau/SC. Também é possível saber mais sobre a entidade através do blog www.dalvaday.blogspot.com
Obs.: A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos de Blumenau ? ABLUDEF tem disponibilidade em receber equipes de filmagem.
Conheça a Abludef
Breve perfil e histórico
A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) foi fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau, por um grupo de pessoas portadoras de deficiência física. A entidade surgiu em razão da necessidade de estimular a convivência social das pessoas com deficiência física e de prestar auxílio aquelas com baixa renda familiar no acesso à reabilitação. Em 1998, conquistou sua sede própria, adequada ao público alvo, e com isso a entidade se solidificou, prestando serviços diretos e profissionalizados aos beneficiários(as) e suas famílias. Outra conquista importante para a entidade, em sua trajetória, foi é a concessão preferencial (através de lei municipal) para a exploração comercial de um quiosque no terminal de ônibus urbano, resultando numa fonte financeira própria que contribui com a manutenção das ações e da entidade.
Missão/Visão
Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder publico e comunidade, que visem a oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate à discriminação e preconceito das Pessoas Portadoras de Deficiência Física, residentes no Município de Blumenau e Região; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis especificas de proteção e de acesso às políticas públicas.
Área de atuação
Os serviços e atividades são realizados através do Programa ?Apoio à Habilitação, Reabilitação e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Física e as suas famílias?, com ações de atendimento e acompanhamento social e psicológico; fisioterapia; grupos sócio-educativos e de socialização; oficinas terapêuticas e ocupacionais; formação escolar; capacitação em informática; preparação e inserção no mercado de trabalho; atendimento médico-domiciliar e transporte das pessoas com maior dificuldade.
Público-alvo
Possui cadastradas 1.820 Pessoas Com Deficiência Física (dez/06), das quais 14,3% são crianças (6.6%) e adolescentes (7,7%); 73,3% adultos e 12,5% idosos, 48,3 % possuem renda familiar até ½ salário mínimo; 91,3% tem como principal limitação física a locomotora; 31,8 % possuem baixa escolaridade (incluindo os analfabetos); 32% não possuem casa própria; 18,5% possuem condições de acesso ruim à residência; 12,3% possuem filhos menores; e 8% estão excluídos do mercado de trabalho formal.
Principais parceiros
Prefeitura de Blumenau (Convênio com o Fundo Municipal de Assistência Social), Universidade Regional de Blumenau (Furb, Curso de Fisioterapia), Secretaria Municipal de Saúde, Celesc (captação de recursos financeiros na comunidade através de faturas de energia elétrica), Secretaria Estadual de Educação/ CEJA ? Formação escolar, Instituto Guga Kuertem (apoio para a implantação do projeto social ?Oficina Asas Para a Integração?).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).