O principal pavilhão da II ExpoBelga ficou repleto de ilhotenses e cidadãos de municípios vizinhos nesta quinta-feira (16). A quantidade de público foi ressaltada no discurso do presidente da Comissão Organizadora da festa. "Esperamos que até o final das festividades passem 20 mil pessoas por este pavilhão. A contar de hoje, um dia de semana, estamos começando bem", lembrou Paulo Drun.
O também presidente da Associação Beneficente Cristã observou a importância dos patrocinadores do evento. "Sem eles, tudo isto não seria possível. Estamos estreitando nossos laços com a Bélgica. A carta do cônsul e a visita do embaixador demonstram que estamos no caminho certo".
Na oportunidade, o prefeito Ademar Felisky cumprimentou os descendentes de belga e agradeceu a presença do público. "Vindo aqui vocês demonstram que tem orgulho de morar nesta cidade. Mostram que são um povo ordeiro, batalhador e, principalmente, acolhedor. Sem dúvida, o que Ilhota tem de melhor é o seu povo. Quero ser reconhecido não somente por construir escolas, unidades de saúde e creches, mas sim também como o prefeito que promoveu a cultura".
A promoção das manifestações culturais também foi destacada pelo superintendente de cultura, Raul Fernando dos Santos. "Após 102 anos de silêncio diplomático entre Ilhota e a Bélgica, finalmente conseguimos reatar os laços. Os livros escritos sobre os descendentes belgas também estão nos dando subsídio para saber mais sobre esta cultura. Os frutos desta festa serão econômicos, familiares, mas mais ainda culturais".
A cerimônia durou cerca de uma hora e contou com a apresentação do Grupo Folclórico Belga Marcos Konder.
fonte PMI
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).