Prefeitura encaminha projeto de lei que reserva a negros 20% das vagas em concursos - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura encaminha projeto de lei que reserva a negros 20% das vagas em concursos

23/11/2015

A Prefeitura de Gaspar encaminhou para a Câmara de Vereadores de Gaspar o projeto de lei 57/2015, que propõe que 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos e processos seletivos sejam reservados aos negros. As vagas abrangem os cargos efetivos, funções ou empregos públicos integrantes dos quadros permanentes de pessoal do Poder Executivo e das entidades da Administração Indireta do município. A reserva de vagas será aplicada sempre que o número total de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três.

Segundo o Executivo, o objetivo do projeto é reduzir os obstáculos históricos, socioculturais e institucionais que impedem a representação da diversidade étnica e racial na esfera pública. Além disso, a nova lei pretende diminuir a desigualdade social, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça ou qualquer outra forma de discriminação.

 

Edição 1726

Comentários

Luiz Carlos
25/11/2015 12:45
Estamos seguindo a tendência nacional.
O mundo está mudando, a escola está mudando.
Onde estão os negros de Gaspar?
Sim, um, dois, três e a diferença está trabalhando aonde?
Lei é lei (se aprovada)e deve ser cumprida.
Quando aqui nos desamarraram (sim , viemos à força e não expulsos) nos deixaram ao léu. Isto é uma reparação, somente.
Antes de comentar saiba o inteiro teor do projeto (se tiver tempo leia de outras cidades, estados)enviado à Câmara.
Muito fácil falar sem conhecimento de causa, se saber seu conteúdo.
Muitos de nós somos avaliados pelo aspecto visual e não capacitivo.
Quais os setores que os seus amigos negros trabalham?
Ciadadão
25/11/2015 12:05
Mais um absurdo Petista, eles adoram dividir a população, criar conflitos, daqui a pouco vão criar mais 20% para Gays, 20% para indígenas, 20% para muçulmanos, e 20% para outras classes. Absurdo, isto sim é discriminação, não existe argumento válido, dizer que a criança que teve fome deve passar na frente dos outros quando adulto ? Mas isto é para todas as crianças que passaram fome, ou só para as crianças negras? Responde esta Cícero.
CÍCERO GIOVANE AMARO
24/11/2015 23:05
Pessoal! É importante nos inteirarmos de todo projeto. Não tem nada haver com a capacidade ou inteligência das pessoas, tem haver com as circunstancias sociais. Duas criança da mesma idade, origem e capacidade vão a escola, uma vai com fome e a outra bem alimentada, Qual terá maior rendimento?
Aqui em Gaspar em uma autarquia trabalham cerca de 100 servidores, apenas 03 são negros. Por que será né? já que no Brasil mais da metade dos habitantes são Negros ou pardos?
priscila
24/11/2015 11:07
Isso é injusto...pois todos tem a mesma capacidade para realizar uma prova.....e não é a sua cor que capacita o cidadão.....Com tantos projetos de leis para aprovar ficam inventando projetos para tirar mais vagas de quem realmente estuda e mostra o seu conhecimento e sua capacidade.....
Kachuci
24/11/2015 08:56
Esse projeto é desnecessário, não precisa cota em concurso, o branco, negro, indio, portadores de deficiencia fisica,rico ou pobre todos tem a mesma capacidade, em uma prova o que vale é o conhecimento, o que te aprova é sua pontuação, não sua cor, ou sua situação socio economica.
Ana
24/11/2015 08:30
aaaa fala sério...
isso sim é preconceito... afinal em um concurso vai o que vc sabe (inteligencia) e não a sua cor...
roberto marcolin
24/11/2015 08:20
Excelente iniciativa do poder executivo municipal! em busca da igualdade!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.