Pensando nos estudantes com Transtorno do Espectro Autista, os vereadores de Gaspar aprovaram esta semana um Projeto de Lei de autoria do vereador Junior Hostins (PL), que trata da troca do sinal sonoro em toda a rede de educação de Gaspar, que inclui escolas municipais, estaduais e particulares. Com esta aprovação, os sinais convencionais serão substituídos por músicas ou visuais adequados aos estudantes.
A proposta tem como objetivo proporcionar um ambiente inclusivo e confortável para os alunos que frequentam as unidades de ensino, evitando que os sons estridentes das campainhas escolares causem sofrimento ou incômodos sensoriais. Os educandários terão 180 dias para se adequarem à nova norma. A música utilizada para substituir os sinais sonoros estridentes deverá ser suave, agradável e ter volume adequado para não causar desconforto aos alunos com TEA, a fim de se evitar risco de pânico ou incômodos sensoriais.
O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, problemas com mudanças de rotina e hipersensibilidade sensorial, o que faz com que autistas se sintam severamente incomodados com sons estridentes, alguns chegam a tapar os ouvidos com tamanho desconforto. A substituição do sinal por música é uma adaptação necessária para que a inclusão desses estudantes nas escolas seja completa e não parcial.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).