Dia Mundial da Água reforça a importância dos cuidados com o recurso hídrico - Jornal Cruzeiro do Vale

Dia Mundial da Água reforça a importância dos cuidados com o recurso hídrico

23/03/2020

Reforçar a obrigação global de cuidar do valioso, fundamental e finito recurso hídrico. Esse é o principal objetivo do Dia Mundial da Água, celebrado no último domingo, dia 22 de março. Mesmo que haja uma data especial, o respeito deve ser levado a sério por todo o ano. Inclusive, com o crescente número de infectados pelo novo coronavírus, fica ainda mais em evidência a importância de preservar a água. Por exemplo, a hidratação e higienização, fatores essenciais aos humanos, precisa ser mais intensa para o bem todos.

O primeiro passo é usar a água de maneira consciente. Portanto, não polua o meio ambiente e evite o uso desnecessário da água. O Samae de Gaspar, por exemplo, trabalha para garantir o pleno abastecimento da cidade. Porém, a colaboração deve ser de todos, principalmente no período de quarentena. As recomeções servem para todos os dias e não só diante da pandemia que vivemos.

A data

Visando ampliar a discussão em torno do tema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água em 1992. Paralelamente, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 - A água é a seiva do nosso planeta;
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8 - A utilização da água implica respeito à lei;
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Edição 1944

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.