Por Indianara Schmitt
O cheiro do tabaco é perceptível por qualquer pessoa quando se depara com um fumante. No dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, o mundo inteiro realiza campanhas contra o fumo, causador de diversas doenças.
Diminuição dos batimentos cardíacos, doença pulmonar e diversos tipos de cânceres são apenas algumas das doenças que o fumante pode adquirir. E foi essas doenças que Francisco Amarildo Muller, 49 anos, quis evitar ao decidir parar de fumar. ?Minha saúde melhorou muito depois que parei de fumar. Além da minha respiração melhorar, passei a sentir mais o gosto das comidas e estou dormindo muito melhor?. Fumante desde os 15 anos, o homem largou o vício graças aos vários pedidos de suas filhas. ?Parei de fumar porque minhas filhas estavam pedindo muito. Nessa época, eu e minha esposa fumávamos, então decidimos parar juntos?, declara o morador do bairro Margem Esquerda, que está há um ano e dois meses sem fumar.
A mudança de comportamento que foi tão fácil para Amarildo tornou-se uma luta ainda sem vitória para Luiz Carlos de Oliveira, de 47 anos, que há vários anos tenta se livrar do vício e não consegue. Desde então, o homem já participou de grupos de apoio, acupuntura e fez uso de um remédio antidepressivo, usado para suprir os efeitos da abstinência à nicotina e o desejo do fumo. ?Nesse tempo todo, só consegui parar durante 20 dias, que foi quando fiz acupuntura?.
Por trabalhar na área da saúde, Luiz diz que sabe de todos os malefícios causados pelo tabaco, porém, diz que não consegue parar de fumar. ?Agora eu preciso parar, mas não sei como fazer isso. Sinto dor no peito e tosse, e sei que são sintomas causados pelo fumo. Mas não consigo parar?, declara. Fumante há 30 anos, ele fuma cerca de 60 cigarros por dia, o que equivale a três carteiras de cigarro.
Dia mundial sem tabaco
O Dia mundial sem tabaco, comemorado no dia 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.
Doenças causadas pelo fumo
- Diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da respiração.
- Câncer do pulmão, boca, garganta, esôfago, laringe e bexiga.
- Angina de peito e infarto do miocárdio.
- Isquemias ou hemorragias cerebrais.
- Doença pulmonar obstrutiva crônica.
- Maior risco de contrair câncer dos rins, pâncreas e estômago.
- Tosse
-Maior probabilidade de sofrer bronquite crônica e enfisema.
- Impotência Sexual.
- Entre as mulheres, tendência de entrar na menopausa mais cedo, acarretando maior chance de desenvolver osteoporose.
- Durante a gravidez, afeta o desenvolvimento da criança.
- Aumenta a probabilidade de abortos, partos prematuros e mortalidade fetal.
edição 1295
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).