Neste sábado, 24 de outubro, acontece mais uma testagem aleatória na população gasparense para detectar possíveis casos de coronavírus. Os exames serão realizados das 8h às 12h, no Centro de Triagem do ginásio João dos Santos. Para fazer, é necessário que o morador compareça ao local munido de documento com foto e comprovante de residência. Não é necessário apresentar sintomas.
A Secretaria de Saúde reforça que o teste rápido detecta a presença de anticorpos e que só é eficaz após o sétimo dia de sintoma. Um médico e a farmácia estarão disponíveis para que, caso o paciente teste positivo, já passe pela consulta e, se necessário, saia com a medicação. Em casos de sintomas graves como febre alta persistente e falta de ar grave, o paciente deve se dirigir ao pronto atendimento do Hospital de Gaspar.
O teste rápido é feito a partir de gotículas de sangue em contato com um reagente. Ele detecta a presença de anticorpos através da indicação de IgM e IgG.
O IgM é o anticorpo que, quando positivo, mostra que a pessoa tem o vírus e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele. Já o IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência à COVID-19. Esse teste tem eficácia maior se é feito após o 10º do dia do sintoma.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).