Há 51 anos, em 19 de junho de 1960, Gaspar estava em festa. Depois de passar dois anos e meio vendo máquinas e homens trabalharem diariamente embaixo de chuva e sol, a cidade comemorava a inauguração da primeira ponte que faria a ligação entre as duas margens do Rio Itajaí-Açu e traria consigo o desenvolvimento e o progresso.
Políticos de todo o estado, empresários e moradores da cidade se reuniram naquela fria manhã para ver o então prefeito, Dorval Pamplona, fazer a inauguração oficial da Ponte Hercílio Deeke. As cenas ainda estão gravadas na memória de todos os cidadãos e cidadãs que, orgulhosos, foram assistir a cerimônia oficial e hoje olham com preocupação para a ponte que virou símbolo e cartão postal da cidade Coração do Vale.
Ao comemorar 51 anos, a Ponte Hercílio Deeke anseia por obras de reforma e melhoria em toda a sua estrutura, obras estas que segundo a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, virão em breve. ?Já lançamos a licitação para contratar a empresa que fará as obras. Também já recebemos parecer favorável do Ministério da Integração com relação ao projeto de engenharia para a reforma e agora aguardamos pela liberação do pagamento?, explica Patrícia, que por diversas vezes já esteve em Brasília, para conseguir o repasse de R$3,6 milhões para a execução das obras.
Licitação
A licitação para conhecer a empresa que fará as obras será aberta no dia 29 de junho e, se não houverem recursos, a empresa vencedora deverá iniciar as obras 30 dias.
Além das obras de reforma na cabeceira e nos pilares, o projeto inclui ainda obras de melhorias na estrutura do passeio da ponte, além do alargamento do passeio, melhoria na iluminação pública e elevação do guarda-corpo, proteção que há no passeio da ponte.
Sobre a ponte
A Ponte Hercílio Deeke tem 163 metros de comprimento e 9,70 metros de largura. Sua construção só foi possível devido a repasses do Governo Estadual e Federal, além dos investimentos com recursos do Município, na época administrado pelo prefeito Dorval Pamplona, que usou de suas boas influências políticas para conseguir trazer a obra para Gaspar.
Os problemas de infraestrutura da Ponte Hercílio Deeke foram notificados em 2002. Em 2006, um laudo assinado pelo engenheiro Perci Odebrecht, confirmou diversos problemas na infraestrutura. Em janeiro de 2010, a cabeceira situada na Margem Esquerda da ponte começou a ceder e desde então continua cedendo a cada dia, na espera das obras de reforma.
Devido aos problemas apresentados e à falta de obras de reforma, a Justiça determinou a limitação da passagem de veículos para 5 toneladas e a fiscalização no local 24 horas por dia.
A ponte não recebe reparos de 1983, quando foi recuperada após as enchentes que atingiram o Vale do Itajaí.
edição 1302
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).