Os núcleos setoriais da Associação Empresarial de Gaspar têm como objetivo unir empresários do mesmo ramo de atuação para trocar experiências, identificar problemas comuns e buscar, conjuntamente, as soluções mais eficientes. Cada grupo permite a participação de 10 a 50 empresas e as reuniões entre os associados acontecem a cada duas semanas ou a cada mês, dependendo da necessidade do núcleo.
Além de incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, os núcleos setoriais tiram os empresários do isolamento e sensibilizam para a adoção de novas posturas frente aos desafios atuais e futuros. Números pesquisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc, demonstram que a taxa de sobrevivência das empresas ligadas aos núcleos setoriais fica na casa dos 90%, contra 20% das empresas isoladas.
Atualmente a Acig possui núcleos setoriais da Mulher Empresária, dos Contadores, dos Jovens Empresários e, em breve, deverá dispor do núcleo dos Faccionistas.
A idéia dos Núcleos Setoriais surgiu em 1991 através de um projeto de cooperação entre três associações (Blumenau, Joinville e Brusque) e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera. Desde a implantação, o projeto se consolidou como um eficiente meio de fortalecer diferentes setores da economia, além de cultivar o empreendedorismo nas empresas associadas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).