Uma longa rua, cheia de buracos e com uma boa quantidade de pó. Esta imagem fica agora na memória dos moradores das ruas Adriano Kormann e João José Schmitt, localizadas no bairro Bela Vista. A nova paisagem é de uma rua com uma boa camada de asfalto e uma obra que está em seus últimos dias, sendo finalizado apenas o processo de sinalização das vias.
Esta obra atendeu a um clamor antigo da comunidade, que muito lutou para ver uma das principais ruas do bairro ser transformada. ?A obra trouxe mais segurança e limpeza. Antes, o que se via eram buracos por toda a parte. Vários manifestos foram feitos para chamar a atenção do poder público. É praticamente uma nova rua, o trabalho foi realmente bem feito e é uma grossa camada de asfalto de qualidade, resistente?, ressaltou o presidente da Associação dos Moradores do bairro Bela Vista, Pedro José Garcia.
O trabalho de asfaltamento foi realizado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Gaspar no mês de maio e agora a obra passa pelas últimas etapas de sinalização horizontal e vertical.
As duas ruas citadas receberam melhorias na rede de água, reforma de asfalto e pintura com recursos próprios da prefeitura, em um valor próximo a R$260 mil. De acordo com o diretor da Ditran, Jackson José dos Santos, amanhã deve ser terminado o trabalho de instalação de tachões e então começam a construir faixas de pedestres elevadas e colocar as placas de sinalização.
Até a segunda-feira, toda a parte da Ditran deve ser finalizada.
?Falta apenas colocar tachões em uma pequena extensão e já pintamos todas as faixas da rua. Foram demarcadas também as faixas de pedestres, que serão elevadas?. Jackson acredita que esta elevação traz mais segurança aos pedestres, pois obriga os motoristas a diminuir a velocidade para passar por elas.
Problema que persiste
Pedro José Garcia destaca que, mesmo com a obra da prefeitura, as ruas do bairro Bela Vista devem continuar a alagar.
Os alagamentos são um problema antigo da região e motivo de luta constante de moradores e associação para que se chegue a uma solução definitiva. ?É preciso que haja conscientização das autoridades municipais quanto ao problema que existe na estrutura básica do bairro. Deveria ser aproveitado este momento, em que não há fortes temporais, para trabalhar este aspecto, pois senão quando chegar a temporada de chuvas os moradores ficarão mais uma vez em baixo d?água?, declara o presidente. O líder comunitário afirma que a tubulação que existe está arcaica, obsoleta e em muitos pontos, obstruída e por isso merece atenção da administração pública para garantir a qualidade de vida dos moradores da localidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).