Entre os cuidados do verão está a hidratação da pele, que fica constantemente exposta ao sol forte. Porém, a hidratação não deve ocorrer apenas nos meses mais quentes, mas também nos frios.
Embora haja umidade no inverno, o frio e os ventos gelados acabam por ressecar a pele, que às vezes chega a ficar com uma aparência rachada. O rosto, que é a parte do corpo que fica mais exposta é também a que mais sofre com as baixas temperaturas. A pele fica ressecada nos meses de frio, pois é nesta época em que o organismo produz menos oleosidade e gordura natural.
O médico dermatologista Alexandre Ukubo revelou em entrevista ao site Terra que com simples cuidados é possível manter a pele hidratada em todos os meses do ano. Tomar bastante água, consumir alimentos ricos em vitamina A (cenoura, manga, abóbora...) e ácidos graxos essenciais (salmão, óleo de linhaça), tomar banhos que não sejam excessivamente quentes e demorados, não usar buchas e esponjas são algumas destas dicas. Há uma gama de produtos cosméticos que ajudam a evitar que a pele resseque, que geralmente possuem substâncias umectantes, emolientes ou hidratantes, sendo que todas são adequadas para este fim.
As umectantes atraem água quando aplicadas à pele, e alguns exemplos são uréia, glicerina, sorbitol e alfa-hidroxiácidos. Substâncias emolientes são aquelas formam um filme na pele. Neste grupo estão incluídos silicones, óleos vegetais (manteiga de karité, óleo de amêndoas e semente de uva) e vitamina A. As hidratantes agem de forma ativa ao nível intracelular. Com qualquer produto que este estas substâncias em seus componentes, é possível manter a pele hidratada.
edição 1307
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).