A temporada de verão começou em novembro e os parques aquáticos de Gaspar se prepararam para receber seus clientes para dias de muita diversão, sol e piscina. Porém, a realidade é outra. Poucos dias após a abertura oficial do período mais esperado do ano, as cascatas fecharam suas portas devido a uma portaria do Governo Estadual, que determina que, por conta da pandemia de coronavírus, esses locais ficam proibidos de funcionar quando a matriz de risco da região estiver em ‘nível gravíssimo’.
Somente na Rota das Águas de Gaspar existem oito parques aquáticos. São oito empresas que dependem da temporada de verão para se manterem abertas durante o ano inteiro. “Nosso segmento depende da temporada de verão. Esse é um período para garantir caixa e cobrir as despesas do ano. Se não deixarem os parques abrirem, muitos vão quebras”, garante Willian Stein, membro do Conselho de Administração da Cascanéia.
Para este grupo de empresários, os locais que funcionam como entretenimento estão sendo tratados de maneira diferente, de acordo com o ramo de atuação. “Tem atividades semelhantes às nossas que estão operando. Um exemplo é outra portaria do Estado que regulamenta o funcionamento e zoológicos, parques e locais de entretenimento. Esse documento estabelece restrições, mas não impede os locais de trabalharem de acordo com a classificação do nível de risco da Covid-19”, compara Stein, afirmando que os parques de Gaspar podem, sim, se adequar para receber os visitantes.
Embora a autorização para que os parques aquáticos possam abrir não dependa do município, a prefeitura de Gaspar encaminhou um ofício à Assembleia Legislativa de Santa Catarina solicitando a reabertura das cascatas com restrições. A Câmara de Vereadores e a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) também manifestaram apoio ao pedido. O assunto segue em discussão e ainda não há uma posição em relação a uma possível mudança na portaria.
Cascatas em Gaspar
A Rota das Águas de Gaspar possui oito parques aquáticos, que ficam localizados no Distrito Belchior, nos bairros Belchior Alto, Belchior Central, Belchior Baixo e Arraial. Na temporada de 2019, o local recebeu 400 mil visitantes, entre moradores de Gaspar, da região e turistas de diversos estados. As cascatas são responsáveis por mais de 300 empregos diretos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).