Um passeio diferente, com belezas naturais e históricas preservadas através das construções erguidas pelos colonizadores italianos. Assim pode ser definido o roteiro preparado pelo Conselho Municipal de Turismo, Comtur, que levou um grupo formado por dez gasparenses para conhecer os pontos turísticos da cidade de Urussanga, no sul do estado.
O passeio aconteceu neste final de semana e incluiu também a pequena cidade de Nova Veneza. Juntas, as duas cidades oferecem diversos atrativos culturais, de lazer e históricos para seus visitantes. Entre as atrações estão uma vinícola, restaurantes com comidas típicas, pub, aulas de equitação, passeios na floresta, entre outros atrativos.
O repórter Jota Aguiar, que viajou representando a imprensa da cidade, pode conferir de perto a estrutura preparada para receber o turista que vai a Urussanga. ?Achei uma viagem muito interessante. O que percebi é que eles, sendo uma cidade de apenas 20 mil habitantes, estão bem melhor estruturados do que Gaspar para receber o turista. Acho que nossa comitiva gasparense pode aprender muito com eles e agora esperamos que todo conhecimento adquirido seja colocado em prática?, afirma o comunicador.
A representante do Foto Clube de Gaspar, e integrante do Comtur, Rejane Negosek, também aprovou o passeio. ?Visitamos vinícolas e fomos recepcionados pelos próprios proprietários, que nos explicaram muito atenciosamente o processo de fabricação. Também visitamos pousadas e um maravilhoso pub, tudo de ótima qualidade?, relata.
A comitiva gasparense foi recebida pela equipe da Innovare Viagens, que acompanhou o grupo em todos os trajetos turísticos da região. Em entrevista ao repórter Jota Aguiar, Regiane Medeiros Machado, representante da agência, destacou a importância da visita dos representantes de Gaspar. ?Esta visita é muito importante, pois ajuda na divulgação do nosso trabalho. Nosso Conselho Municipal de Turismo é muito ativo e tem boa participação, o que contribuiu para que tenhamos um turismo fortalecido?, aponta.
Para o presidente do Comtur, Edson Caressato, a viagem foi muito proveitosa pois proporcionou a troca de experiência entre as cidades. ?Fomos muito bem recebidos e conhecemos muitos lugares. Com certeza serviu para nos motivar. Voltamos com a certeza de que Gaspar precisa de algumas mudanças para incentivar mais o nosso turismo?, afirma.
A cidade
Urussanga foi colonizada por imigrantes italianos em 1878. A cidade é voltada para uma intensa atividade cultural e busca preservar a cultura dos seus antepassados italianos. Ela caracteriza-se pela produção artesanal, danças e canções, além de destacar-se na produção de vinho de excelente qualidade.
edição 1292
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).