A chegada tardia da vacina contra a poliomielite no Brasil fez com que, aos quase dois anos de idade, Maria Helena Mabba descobrisse estar com paralisia infantil. Falta de equilíbrio, atrofia, não crescimento dos pés e uma perna mais curta que a outra foram as sequelas que passaram a fazer parte da vida de Maria Helena para sempre. Apesar das deficiências carregadas desde a infância, a mulher de 51 anos diz que sempre levou uma vida normal, como de qualquer outra pessoa. ?Faço tudo normalmente. Porém, é claro, com algumas dificuldades?.
Para evitar que casos como esse se repitam e que crianças desenvolvam a paralisia infantil, o Ministério da Saúde realiza todos os anos a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A campanha iniciou nesta semana e terá o Dia D da Vacinação no próximo sábado, 18, quando crianças menores de 5 anos de todos o país deverão tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil.
Em Gaspar, a primeira etapa de vacinação iniciou nesta segunda-feira, 13, e segue até o próximo dia 24. Neste período, as Unidades de Saúde do município estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto a Unidade do Gaspar Alto, que fará a vacinação somente no dia 16. Já as crianças do CDI Vovó Benta e Lar Maria de Nazaré receberão as gotinhas nos educandários nos dias 14 e 15. Ao todo, estima-se que 3.784 crianças sejam vacinadas em Gaspar.
Etapa
A segunda etapa da campanha tem início dia 13 de agosto, quando os pais ou responsáveis pelas crianças devem novamente levá-las aos postos de saúde para que recebam mais duas gotinhas conta a poliomielite.
Durante o período da campanha, as crianças que estiverem com as vacinas em atraso poderão ser imunizadas, já que todas as vacinas para a faixa etária estarão disponíveis nas unidades de saúde.
Paralisia Infantil atinge geralmente os membros inferiores da criança
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde, SUS.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2007 foram confirmados 1315 casos de poliomielite. Destes, 92,0% estão concentrados em países como Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão.
Fonte: Ministério da Saúde
edição 1300
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).