Na última sexta-feira, 1, foi encerrada a primeira etapa de vacinação contra a poliomielite na cidade de Gaspar. Entre os dias de campanha, 4001 crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil no município, número que superou as expectativas da Secretaria de Saúde, já que seu objetivo era de imunizar 3784 crianças.
A segunda etapa da campanha de vacinação está prevista para o dia 8 de agosto, seguindo até o dia 16. Nestes dias, em que as crianças de até cinco anos receberão mais duas gotinhas contra a poliomielite, será disponibilizado para crianças de até sete anos a vacina tríplice viral, que as protege de sarampo, rubéola e caxumba.
A doença
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde, SUS.
edição 1306
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).