Durante o Seminário Estadual de Gestão em Saúde, que ocorreu nos dias 1º e 2 de junho na cidade de Florianópolis, foram divulgados os resultados da Avaliação da Gestão da Atenção Básica em Saúde de Santa Catarina. Na pesquisa, Gaspar é o sexto município catarinense com melhor atenção básica em saúde do estado. Se forem levados em consideração apenas os municípios com mais de 10 mil habitantes, Gaspar fica em primeiro lugar. Em entrevista exclusiva ao Jornal Cruzeiro do Vale, o secretário de Saúde de Gaspar, Francisco Hostins Júnior, fala sobre a avaliação, comentando o método da pesquisa realizada pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina e também falando sobre as conquistas em sua gestão e os serviços que devem ser melhorados em Gaspar.
Cruzeiro do Vale: Gaspar ficou em sexto lugar na Avaliação da Gestão Básica em Santa Catarina. A que fatores o senhor atribui esta colocação?
Francisco Hostins Júnior: A pesquisa vem sendo realizada desde 2007, e Gaspar vem melhorado seus índices ao longo dos anos, obtendo o melhor resultado na pesquisa realizada em 2010. Esta pesquisa é realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina juntamente com a SES, e avalia 40 indicadores, sendo 16 indicadores relacionados à gestão de cada secretaria, e 24 indicadores de assistência a saúde da criança, adolescente, adulto, gestantes e idosos.
Basicamente, nesta pesquisa foram analisados dados como taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade materna, número de consultas de pré-natal oferecidas, número de consultas para idosos, tratamento odontológico para adolescentes, redução de taxas de internação hospitalar, taxas de imunização, enfim, aquilo que realizamos nas nossas unidades básicas de saúde, nas visitas domiciliares dos agentes de saúde, evitando que as pessoas adoeçam e morram por causas evitáveis.
Outro fator importante avaliado na pesquisa é a estrutura da secretaria em recursos humanos, materiais, medicamentos e a participação popular através do Conselho Municipal de Saúde, que em Gaspar é um grande parceiro dos nossos serviços de saúde. Estes indicadores de gestão elevaram bastante a nossa colocação final.
CV: Já esperava que o município chegasse a este patamar ou foi surpreendido pela notícia?
Júnior: Procuramos sempre fazer o melhor para a saúde de nossa população. Não medimos esforços, mesmo diante das dificuldades financeiras, falta de profissionais médicos, para garantir um bom atendimento a toda comunidade. Claro que uma colocação como esta nos surpreendeu e nos deixou muito felizes.
CV: Qual sua avaliação sobre a saúde e os profissionais desta área que trabalham em Gaspar?
Júnior: Os resultados da pesquisa demonstram que temos uma equipe de profissionais comprometidos com o acolhimento dos usuários do SUS, e que nossa população tem consciência da importância de se prevenir das doenças e buscar qualidade de vida.
CV: O que foi melhorado em sua gestão como secretário de Saúde e que áreas ou serviços ainda precisam de melhorias?
Júnior: Avançamos em vários pontos, mas a celeridade do diagnóstico, com liberação e execução imediata de exames básicos como exames laboratoriais e radiografias foi um grande avanço. Antes nossos usuários aguardavam até 60 dias para realizar um simples exame como este, agora fazemos no máximo em 02 dias.
O acolhimento também foi um fator importante de melhoria. Com ajustes internos nas unidades, e com o comprometimento de nossos profissionais, aumentamos bastante o número de consultas médicas e de enfermagem.
Sabemos que ainda temos deficiências, tanto na atenção básica, como na média e alta complexidade e no tratamento cirúrgico hospitalar, embora tenhamos também avançado nestes itens.
Há muito ainda que fazer, e vamos planejar as ações para que isso ocorra, analisando todos os dados da pesquisa.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).