Parafusos, madeiras e fios completavam o cenário do Centro Integrado de Eventos João dos Santos na manhã da última quarta-feira, 2 de julho, quando os expositores da sétima edição da ExpoGaspar davam os últimos retoques na preparação de seus produtos, um dia antes da abertura da feira.
A montagem dos espaços seguiu até a manhã de ontem, quinta-feira, até algumas horas antes da abertura oficial do evento. A diretora geral da Secretaria de Agricultura e co-responsável pela organização da Expo, Flaviana Conceição, explica que houve um leve atraso na composição dos espaços devido à diversidade de produtos dos expositores. "Trouxemos alguns veículos para exposição e, por isso, tivemos de esperar para colocar o carpete e fazer os ajustes finais a fim de que tudo estivesse organizado para os visitantes", conta.
No lado de fora do Centro de Eventos, operários trabalhavam com rapidez na montagem do parque infantil, que será disponibilizado aos visitantes da feira até o próximo domingo, dia 6, e das tendas que irão abrigar os animais participantes da XII Expofeira.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Andrione Marquetti, que também encabeça a organização do evento, conta que os preparativos para a ExpoGaspar começaram logo após o término da sexta edição da feira, realizada em 2007. "São muitas questões que temos de analisar, por isso os preparativos começam cedo", destaca.
Para o secretário, é o planejamento antecipado do evento que possibilita a oferta de uma melhor infra-estrutura, que também tem como objetivo dar espaço para fornecedores gasparenses. "Este ano conseguimos oferecer uma praça de alimentação através de uma parceria com o Hotel Raul's e isso só foi possível porque nos antecipamos nas negociações", explica o secretário.
A organização do evento acredita que a feira é uma oportunidade de promover não só as empresas que expõem seus produtos, mas de fomentar o comércio local através da disponibilização de eventos que atraem turistas e movimentam a região.
Pesquisa
Para definir as atrações que são oferecidas durante a feira e traçar um diagnóstico do evento, a organização da ExpoGaspar realiza uma pesquisa entre os expositores e a comunidade que participam de cada edição. No questionário, são destacados pontos como estrutura, negócios estabelecidos e atrações culturais de interesse.
No início, um espaço para produtores gasparenses
A ExpoGaspar surgiu como uma iniciativa para que os empresários da cidade e região pudessem expor seus produtos, unindo vários ramos da indústria, serviço e comércio em um mesmo espaço de negócios.
A feira é um marco no encontro de empresários e o grande público. Atualmente em sua sétima edição, já reuniu milhares de pessoas que buscam conhecer mais dos negócios do Vale do Itajaí e ainda aproveitar muitas atrações. A edição deste ano busca valorizar a indústria da região, por isso oferece espaços especiais para a exposição de produtos e tecnologias e une diversas possibilidades de negócios ao conhecimento de tudo o que há de mais moderno no mercado da agroindústria e no segmento têxtil.
Outro objetivo da feira é proporcionar um espaço alternativo para comercialização de artesanatos e produtos da pequena agroindústria. Através da disponibilização de espaços culturais e de lazer, a feira também trabalha no sentido de atender à comunidade, oferecendo atrações musicais, danças e shows folclóricos.
Expositores
Cerca de 100 expositores divididos em mais de 60 estandes irão expor seus produtos para a comunidade gasparense e para empresários da cidade e região. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Andrione Marquetti, explica que aproximadamente 90% dos expositores são de Gaspar, mas a feira também contará com a presença de empreendimentos de cidades como Itapema, Florianópolis, Novo Hamburgo, Curitiba, Brusque, Rio do Sul, Joinville, dentre outros municípios.
As áreas de atuação das empresas que irão expor seus produtos durante a sétima edição da ExpoGaspar compreendem diferentes setores como informática, têxtil, hotelaria, educação, empresas de comunicação, esportes, indústria, automobilístico, entre outros. Para Andrione, a diversidade entre os expositores é reflexo do apoio dos empresários da região. "Assim como nos últimos anos, nossas expectativas para esta ExpoGaspar são as melhores possíveis", destaca.
A feira é realizada no Centro Integrado de Eventos João dos Santos e estará com e stands abertos para visitação até a noite do próximo domingo, 6 de julho.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).