Fiéis católicos, representantes de entidades, lideranças políticas, empresários e comunidade lotaram a sessão solene organizada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina na noite desta quinta-feira, 26, em Gaspar. Centenas de pessoas se dirigiram ao salão Cristo Rei, onde foi realizada a cerimônia agendada pelos deputados Aldo Schneider e Jean Kuhlmann com o objetivo de homenagear a cidade pelos 150 anos de implantação da Freguesia São Pedro Apóstolo.
Para o presidente do Conselho Administrativo da Igreja Matriz, Clarindo Fantoni, a presença dos deputados na cidade foi muito importante para reviver o cerimonial vivido pelos antepassados há 150 anos, quando foi fundada a freguesia. ?Convidamos todos os fiéis para se fazerem presentes neste importante ato e ficamos muito satisfeitos em ver a sessão com tão grande público?, afirma.
O deputado Jean Kuhlmann destacou que a presença dos deputados na cidade foi importante para aproximar a Assembléia dos gasparenses. ?Só estamos comemorando 150 anos porque os antepassados das pessoas que estão aqui hoje batalharam para isso. Por isso estamos aqui?, declara.
História
A história da instalação da Freguesia São Pedro Apóstolo foi relembrada durante a audiência. O resgate é fruto de um trabalho do Foto Clube de Gaspar em parceria com a historiadora Leda Maria Baptista, que juntos organizaram uma exposição ao ar livre em meados de março.
A instalação da Freguesia de São Pedro Apóstolo ocorreu em 25 de abril de 1861 por ato do vice-presidente da Província de Santa Catarina, João José de Andrade Pinto. O artigo I da lei No. 509 dizia: ?Fica criada no lugar denominado Gaspar, no Rio Itajaí, uma Freguesia com a denominação de São Pedro Apóstolo?. O artigo II estabelecia os limites da Freguesia, e o III determinava que a Capela de Belchior Baixo servisse como templo para os moradores da Freguesia recém criada. O templo não passava de uma construção simples coberta com palha de palmitos, mas foi ali que a freguesia foi instalada solenemente em 28 de julho do mesmo ano. Depois, em 1867, a Freguesia passou a contar com uma nova igreja no morro doado pelo Dr. Blumenau sendo vigário o Padre Alberto Francisco Gattone.
![]() |
Professores aproveitaram para manifestar Durante a audiência pública, os professores da rede estadual de ensino, em greve desde a semana passada, fizeram um manifesto pacífico para chamar atenção dos políticos e da comunidade. Vestidos de preto, os educadores assistiram a solenidade e após o término da sessão foram para a rua e queimaram cópias de seus diplomas, como forma de manifestar o descontentamento pelo não reconhecimento da profissão de professor. |
edição 1295
O Salão Cristo Rei vai sediar a audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina em homenagem aos 150 anos da Freguesia São Pedro Apóstolo. O evento acontece na noite desta quinta-feira, 26, a partir das 19h, e é aberto para toda a comunidade.
A iniciativa é dos deputados estaduais Aldo Schneider e Jean Kulmann, que representam a região do Médio Vale do Itajaí na Alesc. O número de deputados presentes ainda não foi confirmado. ?Nós aproveitamos para convidar toda a população gasparense para participar deste fato marcante que registra o reconhecimento do poder legislativo de Santa Catarina pelos trabalhos sociais e religiosos prestados ao longo destes 150 anos de sucesso?, afirma o deputado Aldo Schneider.
A Paróquia São Pedro Apóstolo completou 150 anos de fundação no dia 25 de abril de 2011 e a sua história esta relacionada de forma direta com a história do município. A igreja é o principal cartão postal da cidade e a referência para os principais eventos da religião católica na cidade.
edição 1295
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).