A tradicional Festa da Rosca chega à sua vigésima edição neste sábado, dia 21, quando a comunidade do Arraial Baixo se reúne para festejar a tradicional celebração e participar de uma missa, que acontece às 19h do mesmo dia.
No local, haverá completo serviço de bar e cozinha, churrasco e a tradicional rosca com nata e melado. Logo após, haverá uma apresentação musical com o grupo de pagode Grupo Desejo Maior e, em seguida, um baile com o Grupo Embalo Tranco. A entrada para todos os eventos preparados para a data é franca.
Os coordenadores da festa explicam que o nome Festa da Rosca surgiu devido ao costume das senhoras da comunidade em preparar roscas assadas no período de São João. O nome foi sugerido pelo Padre Frei Joselino Lükmann no ano de 1998, quando reconheceu que a comunidade era a única que fazia deliciosas roscas durante as festas do mês de junho.
A moradora da comunidade e cozinheira Valtrude dos Santos, foi uma das pioneiras entre as senhoras que amassavam as roscas na época. Hoje, ela dá a dica para quem quiser preparar o alimento.
"É só escaldar uma porção de polvilho com água fervente, juntamente com uma colher de banha e sal a gosto. Depois, colocar duas xícaras de qualhada fervida e misturar sempre", finaliza.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).