A manhã desta sexta-feira, dia 2 de maio, foi marcada pela instalação da chaminé que vai anunciar o novo Papa. A instalação foi feita pelos bombeiros na Capela Sistina, no Vaticano.
O conclave (reunião dos cardeais da Igreja Católica para eleger o novo pontífice) começa na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. Porém, desde o início desta semana a Capela Sistina está fechada para visitação para que sejam feitas as preparações necessárias para esta escolha.
A chaminé é um dos principais símbolos da escolha do novo Papa. Isso porque é dela que vai sair a fumaça que informa ao mundo inteiro sobre o andamento da votação. A fumaça preta indica que não houve consenso entre os cardeais votantes. Já a fumaça branca simboliza que o novo Papa foi escolhido.
A fumaça é gerada pela queima das cédulas de votação. Para que a votação aconteça, é necessário a presença de pelo menos dois terços dos cardeais. Entre os participantes do conclave está o cardeal gasparense Dom Jaime Spengler, que nasceu no bairro Poço Grande, em Gaspar, e já está em Roma para o processo de escolha do Papa.
Não há previsão de quando o conclave deve chegar ao fim. Nos conclaves de 2005 e 2013, o novo Papa foi escolhido no segundo dia de votação. Porém, na história da igreja, há registros de eleições que duraram semanas.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, e morreu vítima de um AVC e falência cardíaca irreversível na madrugada de segunda-feira, dia 21 de abril. Ele foi o Papa número 266 e foi escolhido para a função no dia 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave que o elegeu substituto do Papa Bento XVI.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).