Quem nunca precisou ir ao centro da cidade para fazer compras e teve dificuldade para encontrar uma vaga de estacionamento? O problema, que se agrava a cada ano devido ao aumento da frota de veículos na cidade, está com os dias contados. Um novo projeto de lei que prevê a criação da Área Azul em Gaspar foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 7, e aguarda votação do parecer final para entrar em vigor.
Jackson dos Santos, diretor de Trânsito, explica que após a votação final, que deve ocorrer na próxima semana, a Ditran já começa os trabalhos de sinalização e delimitação das vagas. ?Vamos precisar também contratar os profissionais e mandar produzir os blocos?, destaca o diretor.
O projeto em votação prevê que o Poder Executivo será o responsável pelo novo sistema de estacionamento na área central de Gaspar e anula o projeto aprovado em 2008, que previa que o sistema fosse implantado através da terceirização e com instalação de parquímetros. Para o vereador Luis Carlos Spengler, Lu, único a votar contra a nova proposta, a mudança é negativa, pois vai gerar mais custos ao município. ?O sistema aprovado é semelhante ao de Blumenau e sabemos que por lá ele vem gerando prejuízos. O município terá que contratar profissionais, produzir uniformes, blocos e tudo isso são despesas?, alerta o parlamentar.
A Área Azul tem como objetivo proporcionar a rotatividade das vagas de estacionamento na área central. As ruas onde será implantado o sistema ainda não foram oficialmente definidas, porém, serão contempladas as vias Coronel Aristiliano Ramos, São José, suas transversais e mais algumas. Ao todo, serão 400 vagas disponíveis no novo sistema de estacionamento.
Para Lourival Valim, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, uma das entidades que mais lutou pela implantação do novo sistema, a mudança irá trazer muitos benefícios para o comércio. ?Há anos lutamos por este sistema e finalmente o veremos implantado. Esperamos que os resultados sejam positivos?, afirma o representante da classe comercial.
O projeto
A nova lei para criação da Área Azul é de autoria do Executivo e anula a lei de autoria do então vereador Ciro Quintino, aprovada em 2008, e que até o momento não havia sido implantada. A tarifa para cada hora de estacionamento corresponderá a, no mínimo, 1% e no máximo 2% da UFM, que atualmente é de R$69,20. Para aqueles que adquirirem o cartão de estacionamento o desconto será de 25%. O estacionamento na ?Área Azul? será obrigatoriamente pago no período compreendido entre 08h00min e 18h00min, de segunda a sexta-feira e entre 08h00min e 13h00min aos sábados.
edição 1299
O projeto de lei que autoriza a criação da área azul em Gaspar foi aprovado em primeira votação na sessão da Câmara de Vereadores da noite desta terça-feira, 7. Dos 10 vereadores, apenas Luis Carlos Spengler foi contra o projeto. O parlamentar progressista justifica que não é contra a área azul, mas contra o projeto votado na noite de ontem, pois ele prevê que a implantação será de responsabilidade da Diretoria de Trânsito, onerando mais custos para o município. ?Temos um projeto aprovado em 2008 que prevê a implantação do sistema por uma empresa terceirizada, que repassaria parte da arrecadação para a prefeitura. Sou a favor deste sistema?, explica.
A criação da Área Azul tem como objetivo proporcionar a rotatividade das vagas de estacionamento na área central. As ruas onde será implantado o sistema ainda não foram oficialmente definidas, porém, serão contempladas as vias Coronel Aristiliano Ramos, São José, suas transversais e mais algumas. Ao todo, serão 400 vagas disponíveis.
Jackson dos Santos, diretor da Ditran, explica que atualmente muitos veículos ficam estacionados durante todo o dia, tirando as vagas disponíveis para aqueles que compram no comércio local. O objetivo da Ditran é de iniciar as sinalizações assim que o projeto passar na segunda votação. Todo o sistema deverá ser implantado até o final do ano.
Edição 1299
Foto Rádio Sentinela
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).